Governo deve anunciar carro popular, mais acessível, dia 25
Os estudos liderados pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços, sobre a oferta no Brasil de um carro mais acessível parecem ter avançado nos últimos dias. A Folha de S.Paulo, em reportagem assinada pelo jornalista Eduardo Sodré, informa que será no próximo dia 25 o anúncio da volta do carro popular e de incentivos para a indústria.
Os modelos atualmente mais baratos no mercado brasileiro são o Renault Kwid e o Fiat Mobi, com versões de entrada na faixa de RR 70 mil. A ideia seria ter carros 1.0 com preços abaixo deste valor, algo entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, ainda de acordo com a Folha de S.Paulo.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) alega não estar participando das negociações, mas definiu o novo carro popular como “carro verde de entrada” ao confirmar que algumas montadoras estavam conversando com o governo sobre o a tema. No dia 08 deste mês, o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, admitiu que as discussões envolvem redução da margem das montadoras nos modelos a serem definidos como populares, assim como redução de impostos. Ele também revelou que uma das propostas é que tal carro seja movido exclusivamente a etanol.
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O presidente da Stellantis na América do Sul, Antônio Filosa, já deixou claro que a empresa tem interesse no projeto. Além da Fiat, que produz o Mobi, a Stellantis representa outras marcas, incluindo a Citroën, que lançou no ano passado o novo C3, também compacto.
Na reportagem publicada nesse sábado, 13, a Folha revela que o Kwid deve ser o primeiro modelo a se encaixar no conceito de carro de entrada mais acessível.
A proposta de se resgatar o carro popular foi apresentada ao MDIC pela Fenabrave, a entidade que representa os concessionários de veículos de todo o País. O ministro do MDIC e também vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chegou a publicar nas redes sociais declarações sobre o empenho do presidente Lula em retomar o vigor da indústria automobilística brasileira.
Fonte: Auto Indústria
Da redação
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