00:00
21° | Nublado

GM é a que mais perde e BYD a que mais cresce
Das cinco marcas mais vendidas, só a Volkswagen ampliou participação este ano

General Motors perde espaço no Brasil enquanto Volkswagen cresce acima da média do setor. (Foto: Divulgação)

Publicado em 16/11/2024

O mercado automotivo brasileiro segue bastante competitivo, com variações relativamente pequenas no comparativo das participações deste ano com 2023. Mas duas marcas chamam a atenção. De um lado a General Motors, atualmente a mais longeva do País, e de outro a BYD, que ainda nem iniciou produção local.

Com grande dependência da linha Hatch, a marca estadunidense se mantém na terceira posição, mas sua fatia nas vendas totais baixou 2,97 pontos porcentuais, de 15,43% para 12,61%. Suas vendas até outubro, segundo dados da Fenabrave, foram de 252.188 unidades.

A BYD, em contrapartida, licenciou 58.695 veículos este ano e passou da 17ª para a 10º colocação no acumulado deste ano, com participação em alta de 2,24 pontos porcentuais, de 0,51% para 2,93%. Há um ano, a Peugeot ocupava o 10º lugar.

Importante destacar nesse contexto que a GM até bem recentemente vinha insistindo em ter carros apenas 100% elétricos no mundo e no Brasil, enquanto a BYD oferece também os híbridos, motivo de atenção atualmente por parte de todas as montadoras instaladas por aqui ou mesmo as que estão chegando, como as duas chinesas, incluindo a GWM.

O mercado total de automóveis e comerciais leves atingiu 1.999.942 unidades no acumulado de dez meses, volume 14,87% superior ao do mesmo período do ano passado (1.741.098).

Entre as cinco primeiras marcas mais vendidas, a única que teve crescimento um pouco acima da média foi a Volkswagen, cuja participação passou de 15,58% para 15,94%, com 318.768 emplacamentos em 2024.

A Fiat se mantém com folga na liderança, mas perdeu 0,97 ponto porcentual de mercado. Com 422.164 licenciamentos no ano, sua penetração baixou de 22,08% 21,11%.

A 4ª e a 5ª colocadas são a Toyota e Hyundai, respectivamente. Pela ordem, elas perderam 0,49 ponto porcentual e 0,26 ponto porcentual de participação (veja tabelas abaixo).

Da 6ª à 9ª colocação, Renault e Jeep tiveram perda de participação, mas a da marca estadunidense foi um pouco maior do que a da francesa – 0,43 ponto porcentual e 1,13 ponto porcentual, respectivamente – e, por isso, trocaram de posição no Top 10.

Também Nissan e Honda tiveram posições invertidas, mas nesse caso ambas ganharam pequena fatia de mercado, de 0,34 ponto porcentual e de 0,24, pela ordem.

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI