Domínio dos SUVs atinge maior nível da história
Segmento já representa 53% dos emplacamentos de carros de passeio em 2025 e pode ultrapassar 1 milhão de unidades pela primeira vez

Chega ano, passa ano e o domínio dos utilitários esportivos é cada vez maior no mercado brasileiro. Nesta década, porém, a categoria vem crescendo de forma ainda mais acentuada e, a rigor, dobrou sua penetração nos últimos cinco anos.
Mas o poderio do segmento nunca foi tão grande quanto no primeiro semestre de 2025. Dos 878,6 mil automóveis de passeio licenciados no período, 468,6 mil foram utilitários esportivos. A relação de 53,3% é a maior da história para o período e quase 6 pontos porcentuais a mais do que nos primeiros seis meses de 2024.
O resultado sinaliza que, pela primeira vez, os SUVs poderão ultrassar 1 milhão de unidades vendidas em um único ano, o dodro dos emplacamentos de cinco ano atrás — em 2024, quase chegou lá, com 939 mil unidades negociadas.
Hatches pequenos lideraram o mercado pela última vez em 2019, quando detiveram 33% do total de automóveis emplacados e os SUV apenas 26,6%.
A partir do primeiro ano da pandemia, a categoria já respondeu por 32,7% e desde então só aumentou a vantagem. Já em 2021 deteve 42,9% e chegou a 48,2 % no ano passado, enquanto os hatches pequenos retrocederam a 28,6% dos licenciamentos.
Ultrapassar a casa de 1 milhão de unidades pela primeira vez não parece missão das mais difíceis. Além de tradicionalmente as vendas de veículos serem maiores no segundo do que no primeiro semestre, o ano tem profusão de lançamentos importantes, tanto de produtos nacionais quanto de importados.
Entre os primeiros, há opções recém-lançadas que devem mais impactar positivamente os números do setor daqui para sempre, dentre elas o Tera, SUV mais barato da Volkswagen, Nissan Kicks e os renovados Chevrolet Tracker, Fiat Fastbak e Pulse.
Também marcas da Stellantis, Jeep, Citroën e Peugeot prometem melhorias de estilo, técnológicas e de conteúdo, respectivamente, no Commander e Compass, Aircross e no argentino 2008.
Até para enfrentar com mais argumentos o grande número de novidades da concorrência, nos vários subsegmentos, previstos para estarem nas ruas até dezembro. São pelo menos mais três dezenas!
Dentre os modelos produzidos localmente, vale citar o mais que aguardado Toyota Yaris Cross e seu concorrente direto Honda WR-V, o também inédito Renault Boreal, além dos — finalmente! — nacionalizados GWM Haval H6 e H9 e BYD Song Pro.
As marca chinesas, de fato, responderão pela maior parte dos lançamentos. Já começaram a ser vendidos ou estarão nas concessionárias nas próximas semanas e meses os SUVs importados da Geely, Omoda, Jaecoo, GAC, Zeekr, Avatr e Leapmotor, a totalidade elétricos e híbridos.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
