00:00
21° | Nublado

Creta lidera no varejo e evita vendas diretas
SUV mantém liderança entre os mais vendidos no varejo, com quase 4,7 mil unidades

Com 93% das vendas no varejo, Hyundai Creta segue líder na categoria. (Foto: Divulgação)

Publicado em 11/02/2025

Ele foi o sétimo veículo mais vendido no Brasil em janeiro, com 5,1 mil licenciamentos. Mas quase 4,7 mil deles negociados no varejo. Essa relação de 93% fez do Hyundai Creta o modelo de grande volume menos dependente das vendas diretas.

Não se tratou de comportamento episódico. Em 2024, o SUV, também o mais vendido no varejo, acumulou 97,1 mil licenciamentos, dos quais 56,1 mil diretamente com o cliente final ou quase 60% ante a média próxima de 50% do mercado de automóveis e comerciais leves.

Dos dez modelos mais vendidos em janeiro, além do Creta, somente o HR-V deveu tão pouco às negociações diretas: apenas 10% dos 4,3 mil emplacamentos, segundo aponta a Fenabrave.

A participação dos negócios no varejo também foi muito representativa no caso do Tracker, SUV mais vendido no mês e o terceiro veículo no geral. Nada menos de 4,3 mil dos 5,4 mil licenciamentos, 80%, portanto.

A Fiat Strada, líder de vendas no mês com 8,8 mil unidades, teve somente 42% das unidades vendidas no varejo. Outro Fiat, o compacto Mobi, décimo colocado em janeiro, foi quase que totalmente negociado diretamente pelas montadoras.

Das 4 mil unidades, 574 licenciamentos, menos de 15%, foram feitos após transação no varejo.

Neste caso, também, não se trata de anomalia. O carro de entrada da marca italiana tem historicamente grande apelo comercial para locadoras e frotistas. No ano passado, por exemplo, as vendas diretas representaram 82% dos licenciamentos.

Dos outros cinco automóveis que ocuparam posições entre os dez mais vendidos em janeiro, Chevrolet Onix, 68%, VW T-Cross, 65%, VW Polo, 60%, e Nissan Kicks, 58%, também, ainda que um pouco menos, tiveram o desempenho comercial fortemente atrelado ao varejo.

Só mesmo o Jeep Compass vendeu mais no atacado — 55% contra 45% —, subvertendo a média do mercado no mês, que garantiu aos negócios diretos somente 40,5% dos licenciamentos ante 59,5% no varejo.

 

 

Da redação

Fonte: AutoIndústria 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI