Caoa Chery estabelece recorde anual
Com prestígio elevado, fábrica de Anápolis foi escolhida para produzir o veículo 15 milhões da marca chinesa

A Caoa Montadora foi escolhida para fabricar o veículo de número 15 milhões da Chery em todo o mundo. O modelo eleito para representar o marco histórico da fabricante chinesa, alcançado em exatos 25 anos, foi um Tiggo 8 PRO, apresentado na linha de montagem da fábrica de Anápolis, GO, em celebração simultânea com a sede da Chery em Wuhu, na China.
Com 17 anos de operação e 6 mil funcionários, Anápolis produz, além do Tiggo 8, outros dois modelos: os também utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7. Novos produtos estão a caminho, já que a Caoa Montadora encaminha ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões de 2024 a 2028 — metade até 2025 —, recursos que também permitirão aumento da capacidade produtiva e modernização da planta.
A produção do veículo número 15 milhões sublinha o atual prestígio da parceria da Caoa Montadora com o Grupo Chery, iniciada em 2017, quando a empresa brasileira assumiu a operação comercial da marca chinesa, assim como a produção de veículos nas plantas de Anápolis e também de Jacareí, SP, unidade fechada em maio de 2022 e que ainda segue com destino incerto.
Com uma forte renovação do portfólio de produtos, com a exclusão de quatro modelos e a hibridização do restante da linha, o que implicou em preços médios mais elevados, a já então marca Caoa Chery teve um 2023 de desafios e vendas que recuaram 13,5% frente ao ano anterior, enquanto o mercado avançava quase 10%.
Esse desempenho mudou drasticamente em pouco tempo. Com os novos produtos e versões que caíram no gosto e especialmente no bolso de mais clientes, a Caoa Chery já estabeleceu seu recorde histórico de vendas transcorridos apenas dez meses de 2024.
No período, foram licenciadas 50,4 mil unidades, um enorme salto de 118% sobre os emplacamentos de igual período do ano passado. A participação da marca no segmento de automóveis também dobrou, de 1,7% chegou a 3,2%.
A Caoa Chery é a atual 11ª marca de veículos de passeio mais vendida no Brasil, bem à frente de empresas tradicionais e generalistas, como Peugeot e Citroën, que têm, respectivamente, 1,3% e 1,7% de penetração em automóveis. Ou seja: nem mesmo juntas superam a concorrente.
O índice de crescimento da marca pertencente ao Grupo Caoa é seis vezes maior do que, por exemplo, o da Nissan, que teve a maior variação positiva, 26%, entre as nove marcas mais negociadas no País. A exceção à frente da Caoa Chery é, naturalmente, a BYD, 10ª colocada, mas cuja base de comparação de 2023 é diminuta e distorce qualquer comparação.
Sozinho, o Tiggo 7 é responsável por praticamente metade das vendas da marca, com 24,7 mil licenciamentos acumulados nos dez primeiros meses de 2024. Há um ano, estava bem atrás do Tiggo 5X e Tiggo 8, mas quintuplicou os 5 mil licenciamentos de então.
A Caoa Chery é a atual 11ª marca de veículos de passeio mais vendida no Brasil, bem à frente de empresas tradicionais e generalistas, como Peugeot e Citroën, que têm, respectivamente, 1,3% e 1,7% de penetração em automóveis. Ou seja: nem mesmo juntas superam a concorrente.
O índice de crescimento da marca pertencente ao Grupo Caoa é seis vezes maior do que, por exemplo, o da Nissan, que teve a maior variação positiva, 26%, entre as nove marcas mais negociadas no País. A exceção à frente da Caoa Chery é, naturalmente, a BYD, 10ª colocada, mas cuja base de comparação de 2023 é diminuta e distorce qualquer comparação.
Sozinho, o Tiggo 7 é responsável por praticamente metade das vendas da marca, com 24,7 mil licenciamentos acumulados nos dez primeiros meses de 2024. Há um ano, estava bem atrás do Tiggo 5X e Tiggo 8, mas quintuplicou os 5 mil licenciamentos de então.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
