Baterias Heliar equipam híbridos da Fiat no Brasil
Inovação garante eficiência energética e menor impacto ambiental
A Heliar, marca da Clarios, foi a bateria chumbo-ácido escolhida para equipar os primeiros híbridos da Stellantis no Brasil: Pulse e Fastback. Ambos os modelos contam com o inovador sistema híbrido da Fiat, que inclui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida tradicionais. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque que irá substituir parcialmente o torque do motor térmico em várias condições de uso urbano. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo redução de consumo de combustível.
O diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, Adriano Stefanini, explica que os veículos montados no Brasil saem de fábrica com uma bateria avançada chumbo-ácido EFB (Enhanced Flooded Battery) Geração II desenvolvida pela Clarios exclusivamente para esse projeto. “Essa bateria visa atender às demandas elétricas dos veículos, possibilitando também melhorias relacionadas a questões ambientais, redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes”, assinala.
A bateria chumbo-ácido Heliar EFB GEN II destacou-se nos testes, sendo aprovada com excelência devido a vários fatores: processos e controles rigorosos, pureza das matérias-primas e maximização de energia. Esses aspectos garantem produtos mais eficientes e tecnologicamente avançados.
A tecnologia EFB proporciona uma aceitação de carga aprimorada e maior durabilidade cíclica ao operar em um estado de carga reduzida. Na bateria EFB GEN II, as duas grades são estampadas, com o uso da tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios. Dentre as vantagens do novo modelo construtivo estão maior estabilidade dimensional, com menor risco de curto-circuito, redução de peso e melhor eficiência energética.
A bateria chumbo-ácido fica localizada no cofre do motor e a de íon de lítio, abaixo do banco do motorista. O Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) é usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI