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Argo volta à liderança em quinzena fraca

Média diária cresce 5,6% sobre setembro, mas cai 33,9% em relação ao mesmo período de 2020 (Foto: Reprodução/Auto Indústria)

Publicado em 19/10/2021

Mesmo com uma pequena alta, de 5,6%, a primeira quinzena de outubro registrou um volume ínfimo de vendas, apenas 64.311 carros e comerciais leves. O aumento foi em cima da primeira quinzena de setembro, que registrou o pior mês desde julho do ano passado.

Na comparação com o mesmo período de 2020 houve uma forte queda, de 33,9%, o que indica um movimento fraco nas concessionárias, pior do que no ano passado, quando a pandemia atuava com mais força no Brasil. A média diária de vendas é igualmente fraca, com 6.431 carros nos dez primeiros dias úteis do mês, só melhor do que na quinzena de setembro.

A maior parte das montadoras ainda sofre com falta de peças, situação que não deve ser normalizada tão rapidamente. Analistas acreditam que o mercado vai se regular somente após o primeiro trimestre de 2022.

A GM, no entanto, inicia uma recuperação depois de passar maus bocados este ano, tendo em alguns meses caido para a sexta ou sétima posição no ranking. Na primeira quinzena de outubro ela manteve a terceira posição conquistada em setembro, com 8.660 unidades e 13,5% de participação. A liderança continua com a Fiat, que vendeu 13.346 carros e marcou 20,8%. Em segundo lugar ficou a Volkswagen com, 12.112 e 18,8%. Hyundai aparece em quarto lugar e a Toyota em quinto.

A Caoa Chery se consolida entre os dez mais vendidos e já ameaça a Nissan, nona colocada: a diferença entre ambas na quinzena foi de apenas 43 carros, a favor da japonesa. As vendas acumuladas são de 1.534.062 unidades, aumento de 9,1% em relação ao ano passado.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

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