Top 5: luminárias minimalistas que brincam com a imaginação
Simplicidade, leveza, emoção, invenção e surpresa são os cinco elementos fundamentais das criações do designer italiano Davide Groppi, que faz parte do portfólio exclusivo e autêntico da FAS Iluminação. Suas luminárias são altamente tecnológicas e cheias de significado, porém seu traço se destaca pelo design minimalista, com linhas retas que conduzem o olhar e brincam com a imaginação. Confira uma seleção das cinco principais peças minimalistas do artista:
Fosbury (2014) - Levante a barra e supere os limites para trazer a luz para onde quiser. A criação deste produto nasceu após uma visita à exposição de Alexander Calder. Não foi concebida como luminária ou mesmo na forma de desenho, mas em um projeto que traz uma mistura de imagens, impressões, formas e eventos que afetaram diretamente o artista. É uma lâmpada de piso e suspensão, cuja fonte de alimentação com plugue, permite uma nova forma de expressão da luz.
Infinito (2016) - Seguindo um conceito espacial de luz contínua, Infinito é uma tira fina de aço inoxidável com apenas 18 mm de largura que “corta” o espaço para produzir luz indireta. Adaptável a várias situações, estende-se de parede a parede ou do teto ao chão, de acordo com a necessidade ou estilo. Divisível e disponível em tiras de até 12 metros de comprimento, é um sistema que decompõe a luminária e a fonte de luz reais, transformando-as apenas em um rastro, uma linha, para depois se tornar apenas luz.
Flash (2017) – Em homenagem ao famoso super-herói de quadrinhos de mesmo nome, que pode correr sete vezes a velocidade da luz, a Flash é uma versão revirada da Infinito, que cria iluminação direta que flui para baixo a partir da fonte de luz. Sua tira de aço inoxidável, com 9 mm de largura, é divisível e pode ser esticada até 12 m de comprimento. É ideal para iluminação direta de espaços com tetos muito altos.
Hashi (2017) - Concebida para fornecer luz direta de maneira simples e flexível, a luminária de piso Hashi brinca com a leveza e o equilíbrio de dois “pauzinhos” (hashi) que servem como fontes de luz e, ajustáveis, podem ser posicionados de maneiras diferentes, criando um forte efeito gráfico no espaço.
Meridiana (2018) – Em um projeto que combina luz, sombra e tempo, a luminária de parede Meridiana é outra adição à linha de “conceito espacial”, que cria uma presença simbólica e surpreendente. Ela pode ser instalada em qualquer lugar, aproveitando a patente Endless, sem a necessidade de colocar fios elétricos em um único local.
E agora que você chegou até aqui, gostaríamos de fazer um comentário sobre a sua leitura de nossas postagens. Como você tem acompanhado, nossas matérias são diferentes de outros sites de notícias; não temos anúncios no meio dos textos. Isso mesmo! Para não serem invasivos na sua leitura, nossos anunciantes estão em local fixo. Porém, essa receita, infelizmente, não é suficiente para manter os nossos custos.
Precisamos, E MUITO, de você como um leitor apoiador. Já que para mantermos o site assim, com bom conteúdo e livre dos anúncios “paraquedas”, precisamos do seu apoio! Será que podemos contar contigo? Dá só uma olhada nessa nossa ideia de apoio: Acesse ► imagemdailha. Se for viável, contamos com você! Pode ser?
Da redação