00:00
21° | Nublado

Sala VIP
Aeroporto Internacional de Florianópolis oferece área especial para quem busca conforto e privacidade nas viagens

Espaço para alimentação e sala de reuniões e negócios integram a área “The Lounge” (Foto: Divulgação/Estela Cislaghi)

Publicado em 25/03/2020

A sala VIP no novo aeroporto internacional de Florianópolis é um atrativo a mais para os passageiros que precisam descansar em um ambiente confortável e equipado enquanto aguardam os seus voos. A área de 380 m² tem capacidade para 120 pessoas e conta com espaços exclusivos: lounge, alimentação, descanso com luz reduzida, banho, kids, além de salas de televisão, reuniões e negócios. A concessão do espaço, inaugurado em janeiro, é da Global Lounge Network, empresa americana que tem atualmente 22 salas em aeroportos ao redor do mundo.

A arquiteta Estela Cislaghi é a responsável pela implantação do projeto arquitetônico e de interiores da área, intitulada “The Lounge”. Seu trabalho foi compatibilizar o projeto, coordenar os complementares, aprovar junto ao setor de engenharia do aeroporto dentro das normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), coordenar e supervisionar a obra, além de escolher todos os acabamentos e mobiliários de acordo com o padrão e design que a empresa possui no mundo todo.

“A empresa Global Lounge tem um padrão de design seguido em todas as salas The Lounge. Recebi o projeto da matriz, fiz a adequação à nossa realidade e escolhi todos os materiais e acabamentos dentro das normas e com uma pegada mais brasileira. Conseguimos trabalhar também um design mais clean, com plantas naturais e iluminação mais suave”, destaca a arquiteta. Uma das “marcas registradas” das salas são os quadros nas paredes com fotos de aviões antigos.

De acordo com Estela, o maior desafio foi adequar o programa de outros países às normas locais e compatibilizar as necessidades do cliente com as exigências do setor de arquitetura do aeroporto. “Como foi a primeira operação deles no Brasil, tudo foi novidade e eu tive o papel de avaliar cada lado da moeda e trilhar o melhor caminho”, lembra.

A cara do Brasil

As plantas naturais, como os vasos em locais estratégicos, e as orquídeas nativas de Santa Catarina sobre bancadas e algumas mesas, contribuem para deixar os ambientes mais relaxantes. Este é um diferencial sugerido por Estela Cislaghi para a sala VIP de Florianópolis, já que não existe nas outras salas da Global Lounge. Os detalhes naturais estão ainda presentes nos tampos das mesas, confeccionados com lâminas de madeira certificada do Brasil. “Foram utilizados elementos em madeira e revestimentos amadeirados em vários pontos, com a intenção de tornar o espaço aconchegante, em contrapartida com o branco e o bege, que tornam o deixam clean e elegante”, finaliza a arquiteta.

Matéria escrita por Gabriela Morateli