00:00
21° | Nublado

Fortalezas da Ilha - Guardiãs da nossa História, por Fernando Teixeira

Forte de Sant’Ana – Centro (sob a ponte Hercílio Luz) – Foto Fernando Teixeira **Clique para ampliar

Publicado em 19/04/2023

Nosso ritmo de vida cada vez mais acelerado muitas vezes não nos deixa observar as inúmeras belezas que nos cercam. Quantos de nós já passamos pela avenida Beira-Mar Norte, sem nos dar conta de que embaixo da Ponte Hercílio Luz existe uma belíssima edificação histórica que, um dia, foi uma fortificação?

O local, que também abriga um museu de armas, é apenas um dos diversos exemplares que configura o magnífico conjunto de edificações militares, erguidas durante o século XVIII nesse pequeno recanto perdido ao Sul do Mundo. 

Reconhecidamente de importância estratégica para proteger os interesses da Coroa Portuguesa no Rio da Prata, bem como dificultar invasões espanholas em terras do Brasil Meridional, a Ilha de Santa Catarina recebeu, por decisiva influência do governador da capitania, Brigadeiro Silva Paes, um importante sistema de defesa composto por várias fortificações, umas de grande porte, outras nem tanto.

Segundo o historiador e professor Carlos Humberto Corrêa, em abril de 1739 começaram as construções da fortaleza de Santa Cruz, na ilha de Anhatomirim, dos fortes de São José, na Ponta Grossa (entre Jurerê e Praia do Forte) e de Santo Antônio, na ilha de Ratones Grande. Todas estas na entrada norte que separa a Ilha de Santa Catarina do continente.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Praia do Forte – Foto: Fernando Teixeira


Já na barra Sul, foi construída a fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, na ilha de Araçatuba. Ainda segundo Corrêa, o forte Sant’Ana, ao qual nos referimos no início deste artigo e que acaba de ser restaurado pelo governo de Santa Catarina, situava-se na parte mais estreita entre a ilha e o continente, servindo para impedir o acesso de embarcações indesejadas vindas do norte, e que demandassem à vila de Nossa Senhora do Desterro. Foi construído entre os anos de 1761 e 1765, no governo de Antônio Menezes de Sousa, que sucedeu a Silva Paes.

Do outro lado do estreito, encontrava-se a bateria de São João, construída em 1797. Por volta de 1786, numa ilhota situada ao Sul da Vila de Desterro, onde hoje funciona o Museu da Marinha, foi erguido o forte de Santa Bárbara.

Fortaleza de Santa Cruz – Ilha de Anhatomirim  - Foto: www.fortalezas.ufsc.br


Já na Praia de Fora, atualmente Av. Rubens de Arruda Ramos, encontravam-se as baterias de São Luiz e São Francisco Xavier. Durante muito tempo, esse pedaço importante de nossa história ficou de certa forma esquecido no tempo. Sem receber os cuidados necessários, essas fortificações passaram a se deteriorar, correndo sérios riscos de não se perpetuarem como elementos marcantes de um período significativo da vida deste lugar.

Somente na década de 1980, sob a coordenação da Universidade Federal, através do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, elas começaram a ser restauradas e revitalizadas. Desde 2020, as fortalezas de São José da Ponta Grossa e Ratones vêm sofrendo novas intervenções que as deixam ainda mais acessíveis e apropriadas à visitação pública.

Fortaleza de Santo Antônio – Ilha de Ratones Grande – Foto: www.fortalezas.ufsc.br

Da mesma forma, Anhatomirim, considerada a principal fortaleza da região, está vendo seus edifícios serem recuperados e requalificados para melhor receber os inúmeros visitantes que a ela acessam todos os dias. Além disso, esse trabalho tem como objetivo buscar sua titulação como Patrimônio Mundial junto à UNESCO.

Todo esse rico acervo arquitetônico e histórico de Florianópolis encontra-se bem perto de nós e basta apenas que tomemos a decisão de conhecê-lo e desfrutá-lo. Muitas vezes viajamos para outros países em busca de lugares especiais e nos esquecemos de que, por aqui, também existem belezas incríveis que ajudam a entender nossa história, nossa arquitetura e nossa cultura. Que tal uma viagem ao interior de nossas raízes? Que tal, em um belo dia ensolarado, como estes do outono, fazer um passeio a um desses lugares incríveis da Ilha de Santa Catarina? Posso lhe assegurar que isso o(a) deixará ainda mais encantado(a) com as delícias desse fantástico lugar em que vivemos.

Para mais informações: www.fortalezas.ufsc.br

        

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Fernando Teixeira

Formado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC), mestre em Geociências e Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), natural de Florianópolis. Atualmente tem se dedicado à fotografia.


Ver outros artigos escritos?