Rinite e sinusite também afetam cães e gatos
Enfermidades comprometem o bem-estar e a qualidade de vida dos pets
Você sabia que seu pet pode ter problemas respiratórios? Esses problemas são bastante conhecidos e comuns por afetar seres humanos, mas segundo a médica-veterinária Stefanie Poblete, "o que nem todo mundo sabe, entretanto, é que essas enfermidades também afetam os pets, comprometendo o seu bem-estar e qualidade de vida."
Vírus e bactérias são as principais responsáveis por doenças respiratórias e estão presentes no ambiente e são facilmente contraídos. "Esses micro-organismos são transmitidos quando um cachorro ou gato saudável têm contato com animais infectados por meio da secreção nasal ou com objetos e locais contaminados, como bebedouros, comedouros e brinquedos. Higienização, isolamento, boa alimentação e hidratação, são excelentes medidas preventivas".
Psicologia animal: saiba como usar com o seu pet
Atenção às alterções respiratórias
Stefanie Poblete salienta que dificuldade para respirar, tosse, descarga nasal, secreção ocular purulenta, febre e apatia são os sintomas mais comuns durante as alterações respiratórias. "Caso o tutor note qualquer mudança no comportamento ou na saúde do pet, é muito importante levá-lo imediatamente a um médico-veterinário, pois somente esse profissional chegará ao diagnóstico e estabelecerá a melhor conduta terapêutica".
O tratamento de infecções respiratórias pode incluir também o uso de antibióticos que devem ser prescritos e indicados por médicos veterinários.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br