00:00
21° | Nublado

Vacinas contra a gripe já estão disponíveis em SC

A vacina contra a influenza de 2025 conterá as seguintes cepas do vírus H1N1, H3N2 e B. (Foto: Governo Federal)

Publicado em 02/04/2025

A identificação do vírus influenza ocorre durante todo o ano no Brasil, sendo que a dispersão aumenta rapidamente em algumas estações do ano. As diferenças geográficas e climáticas nas regiões do Brasil, somadas à densidade demográfica e à composição etária da população, influenciam na determinação de distintos padrões de circulação viral e de transmissão do vírus influenza. Esses padrões, por sua vez, contribuem para a configuração de perfis epidemiológicos diferenciados da influenza no Brasil, percebidos em contrastes importantes, nas macrorregiões.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Recomenda-se garantir a vacinação, assegurando alta cobertura vacinal em grupos de alto risco.

Saiba mais sobre a Campanha

A 27ª edição da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina começa oficialmente no dia 7 de abril, abrangendo os grupos prioritários em todos os municípios do estado. Porém, alguns dos municípios que já receberam as doses, deram início a vacinação. O Dia D de mobilização estadual, dedicado à vacinação, ocorrerá em 10 de maio. Após o Dia D, a vacina será disponibilizada para toda a população, a partir dos 6 meses de idade. 

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a ampliação do alcance da vacinação visa imunizar o maior número possível de pessoas e reduzir as hospitalizações e complicações respiratórias. “Estamos fortalecendo as estratégias de vacinação para alcançar toda a população. Nossa meta é garantir a proteção contra a gripe e minimizar os impactos das doenças respiratórias”, afirmou Demarchi.

A campanha começará com a vacinação dos grupos prioritários, que totalizam cerca de 3,3 milhões de pessoas, com o objetivo de imunizar, ao menos, 90% desse público. A vacina oferecida é a trivalente, que protege contra os principais vírus da influenza que circulam no Brasil: o H1N1, o H3N2 e o vírus influenza B. A Secretaria de Saúde esclarece que a vacina não causa gripe e pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Para as crianças que receberão a vacina pela primeira vez, será necessário tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. A proteção completa ocorre de duas a três semanas após a aplicação. O principal objetivo da vacina é reduzir os sintomas graves da gripe, principalmente entre as pessoas mais vulneráveis, que podem evoluir para formas mais severas da doença, podendo levar a óbitos. Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos de gripe, com a maioria dos casos sendo por influenza A (H1N1), além de 128 mortes.

Neste ano, a vacina também será disponibilizada ao longo de todo o ano para grupos como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, como parte da estratégia para aumentar a cobertura vacinal e garantir maior proteção.

Os grupos prioritários que devem receber a vacina são:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Trabalhadores da saúde

Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto)

Professores do ensino básico e superior

Povos indígenas e quilombolas

Idosos com 60 anos ou mais

Pessoas em situação de rua

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

Trabalhadores portuários

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI