SC reforça vacinação contra a gripe

Com uma semana de campanha já concluída, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), intensifica o apelo à população dos grupos prioritários para que busquem a imunização contra a influenza. A vacina é essencial para conter os efeitos das síndromes respiratórias agudas, especialmente nos meses de outono e inverno, quando os casos de gripe tendem a se multiplicar.
A proteção oferecida pelo imunizante é fundamental para evitar agravamentos da doença, especialmente entre os mais suscetíveis, como crianças pequenas, pessoas idosas, gestantes e indivíduos com condições crônicas de saúde. Após a aplicação, a resposta imunológica leva de duas a três semanas para se estabelecer de forma eficaz.
O diretor da Dive, João Augusto Fuck, lembra que o Dia D da campanha está agendado para o dia 10 de maio. Após essa data, a vacina será disponibilizada também para o público em geral, a partir dos seis meses de idade. “Mesmo quem já teve gripe neste ano deve receber a dose, pois o vírus sofre mutações frequentes. Por isso, a formulação da vacina é atualizada anualmente. É um imunizante seguro, com alta eficácia, e que salva vidas”, destaca.
Além de proteger quem se vacina, a campanha também visa reduzir a propagação do vírus e, consequentemente, as internações e complicações decorrentes da gripe. Vacinar-se é mais do que um ato individual: é um compromisso com a saúde coletiva.
Fazem parte dos grupos prioritários:
Crianças entre 6 meses e menores de 6 anos
Idosos a partir de 60 anos
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde e da educação
Pessoas com comorbidades
Povos indígenas, quilombolas e indivíduos privados de liberdade
Forças de segurança e salvamento
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
