00:00
21° | Nublado

SC fortalece a economia azul com novos projetos e parcerias

Lançamento do Mapeamento do Setor Náutico Catarinense e assinatura do Manifesto da Governança Estadual da Economia Azul ocorrem no dia 25 de março. (Foto: Divulgação)

Publicado em 25/03/2025

Santa Catarina segue consolidando sua posição como referência nacional e internacional na economia azul. No dia 25 de março, o Sebrae/SC, em parceria com ACATMAR, FIESC, Governo do Estado e Soamar, promoveu três eventos estratégicos no Sebrae Hub, em Florianópolis: o lançamento do Mapeamento do Setor Náutico Catarinense, a assinatura do Manifesto da Governança Estadual da Economia Azul e a adesão de municípios litorâneos ao Projeto de Economia Azul Catarinense. A iniciativa busca impulsionar setores como aquicultura, pesca, turismo náutico e indústria náutica, fundamentais para o crescimento econômico sustentável do estado.

Durante o evento, lideranças e representantes da chamada quíntupla hélice – setor produtivo, governo, academia, sociedade civil e meio ambiente – discutiram ações para fortalecer a economia azul catarinense.

“A economia azul é um dos grandes diferenciais de Santa Catarina, um estado com 531 km de costa e um setor produtivo altamente desenvolvido nas atividades marítimas. Nossa atuação em conjunto visa transformar o estado em um modelo de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico no Brasil”, destaca Fabio Búrigo Zanuzzi, Diretor Técnico do Sebrae/SC.

Economia Azul em SC

A temporada 2024/2025 consolidou Santa Catarina como o Estado Mais Azul do Brasil, conquistando 25 certificações da Bandeira Azul, o maior número do país. Atualmente, 54% das praias e 73% das marinas certificadas nacionalmente estão em território catarinense.

O Observatório de Turismo do Sebrae/SC aponta que o estado possui 60.203 pequenos negócios ligados ao mar, de acordo com definição da Marinha do Brasil, sendo 51% microempresas (ME), 37% microempreendedores individuais (MEI) e 12% empresas de pequeno porte (EPP). Os segmentos com maior concentração de empresas são alojamento e alimentação (34.765 empresas), atividades imobiliárias (11.622) e atividades administrativas e serviços complementares (4.676).

Com iniciativas como essas, Santa Catarina avança na estruturação de um modelo de desenvolvimento econômico sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e reafirma sua liderança no cenário da economia azul no Brasil e no mundo.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI