00:00
21° | Nublado

Programa de incentivo oferece oficinas e consultorias gratuitas para interessados em trabalhar com audiovisual em SC

Foto: Reprodução/Porlal Cultura

Publicado em 10/11/2014

Quem sonha em trabalhar com audiovisual em Santa Catarina – seja ficção, documentário, animação ou reality shows – vai ter uma grande oportunidade a partir de quinta-feira,13/11. O programa Catarina Criativa, criado em 2013 com o objetivo de fomentar o surgimento de novas empresas e produtos da indústria criativa no estado, lança em Florianópolis o Lab Catarina Criativa 2014. A iniciativa vai oferecer oficinas e consultoria individual com experts e apoio para acesso a clientes e recursos públicos. O foco é a criação de séries de TV.

As oficinas

A primeira oficina ocorre nos dias 13/11 e 14/11 e será conduzida por Newton Cannito, doutor em Cinema e TV, proprietário de agência especializada na criação de formatos televisivos e de processos criativos e autor-roteirista de televisão, atualmente contratado da Rede Globo. No dia 22/11, Adrien Muselet coordena a Oficina de Plano de Negócios Audiovisuais, que vai apresentar aos participantes o que é um planejamento de marketing, mostrar casos de sucesso comercial de negócios audiovisuais e dar orientações para a elaboração de um pequeno plano de negócios. Muselet é ex-diretor comercial da RioFilme e atual diretor executivo de cinema da Conspiração Filmes.

A terceira oficina ocorre em 27/11 e 28/11 e tem foco em transmídia e inovação para o audiovisual. Serão apresentados e debatidos casos de produtos audiovisuais inovadores – com destaque para os que envolvem mídias digitais e games. Durante essa oficina também será realizada uma atividade de integração entre profissionais da indústria audiovisual e empresas de tecnologia e games.

As três oficinas ocorrem no auditório do SENAI em Florianópolis e serão transmitidas pela internet para todo o estado. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.catarinacriativa.org.br. As vagas para participação presencial são limitadas.

Após as oficinas serão abertas as inscrições para que os autores catarinenses submetam suas propostas de séries de TV nas categorias: documentário, ficção, animação e formato de obra (programa de variedade ancorado por apresentador e reality show). Terão prioridade as propostas de séries de TV que estejam associadas a apps, games e outras mídias. Paralelamente, também podem se inscrever produtoras. Serão selecionadas as 10 melhores propostas de cada categoria, que vão estabelecer parceria com uma produtora que também tenha se inscrito no programa. Os autores selecionados receberão consultoria individual com experts e ajuda para conquistar um canal de TV para seu projeto.

O Catarina Criativa vai garantir que pelo menos cinco projetos de R$ 500 mil conquistarão um contrato de pré-licenciamento com uma TV regional. assim, estarão aptos para acessar as verbas do Fundo Setorial do Audiovisual. A iniciativa é promovida pelo Insitituto Catarina Criativa e pela CODESC – Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, com realização do Sindicato da Indústria Audiovisual de SC - Santacine, Cinemateca Catarinense, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de SC - Sintracine, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologias - ACATE e Sapiens Parque, produção da Fundação CERTI e apoio da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e do SENAI.
 
Da redação