00:00
21° | Nublado

Praça do Forte São Luís é adotada pelo Beiramar Shopping

Foto: Divulgação/FloripAmanhã

Publicado em 29/10/2019

A praça do Forte São Luís, na Av. Beira-mar Norte, vai ser adotada pelo Beiramar Shopping, com solenidade de assinatura do termo de adoção e apresentação do projeto da arquiteta Luciana Castro na sexta-feira (01/11), às 10 horas, no Cine Show, piso L4 do shopping. “A praça é uma conquista de todos, uma vitória para a sociedade”, diz Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã, que participou do processo de adoção entre a prefeitura municipal e o Beiramar Shopping.

De acordo com Walter Koerich, que faz parte do conselho consultivo do shopping, as obras de revitalização do espaço devem ser iniciadas até o final do mês de novembro. Porém, uma parte do terreno será preservada. Na área podem haver resquícios arqueológicos do Forte São Luís. Um radar de penetração de solo detectou algo de diferente na região, uma estrutura abaixo da superfície, que pode se tratar das ruínas do que um dia foi o Forte São Luís da Praia de Fora, portanto os estudos arqueológicos vão continuar. A previsão é de que a praça seja entregue à sociedade nos primeiros meses de 2020.

O terreno tem aproximadamente 2 mil m² e está localizado entre as avenidas Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Av. Beira-mar Norte) e Mauro Ramos e foi cedido pelo Exército para a prefeitura de Florianópolis em dezembro de 2016. A obra da praça, que vem sendo discutida há 10 anos, recupera um marco importante da cidade, o antigo Forte São Luís. No século 18 ele protegia a região central da Vila Nossa Senhora do Desterro. De acordo com Koerich, a nova praça vai resgatar a memória histórica do local, além de ser um lugar contemplativo e de conexão com o mar.

O Forte foi construído por volta de 1771 e tinha função complementar de defesa da ilha, juntamente com os demais fortes. Em 1841, a estrutura foi leiloada e há poucos registros de seu destino. Estudos apontam que o forte seria composto por bateria de canhões e um paiol de pólvora, além de um quartel da tropa, a casa do comandante e cozinha. 

Da Redação