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Ponte de Laguna promete aliviar o trânsito de acesso ao Sul do País

Ponte de Laguna (Foto: Reprodução)

Publicado em 15/07/2015

Foi inaugurada hoje, quarta-feira (15/7), a ponte Anita Garibaldi em Laguna. A obra, a maior estrutura elevada da duplicação da BR-101 em Santa Catarina, foi construída com recursos federais no valor de R$ 777 milhões. A nova estrutura promete pôr fim aos congestionamentos naquele trecho.

“Temos que ter no Brasil uma infraestrutura de qualidade para desenvolver indústria e garantir emprego e segurança no tráfego”, disse a presidente. O ministro dos Transportes Antonio Carlos Rodrigues ressaltou que “a ponte é uma grande conquista para o estado e para toda região Sul. A ponte faz parte das obras de duplicação da BR 101, uma das mais importantes rodovias brasileiras”.

Construída sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, ao sul de Santa Catarina, a ponte de 2.830 metros de extensão irá eliminar um gargalo existente na BR-101. A rodovia, recentemente duplicada, apresentava tráfego lento em Laguna com afunilamento porque a travessia neste trecho era feita em pista simples, insuficiente para suportar o tráfego de cerca de 25 mil veículos por dia. O empreendimento está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

Economia

A obra é considerada fundamental para a economia da Região Sul, uma vez que a BR-101 Sul é o principal corredor de acesso aos países do Cone Sul do Mercosul, além de ser a principal ligação rodoviária entre São Paulo e Buenos Aires. A ponte também é relevante para o turismo na região, que atrai tanto turistas brasileiros como estrangeiros.

Projeto

A construção da nova Ponte de Laguna é uma obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela é a primeira ponte estaiada (suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros) em curva do país, com 2.830 metros de extensão, sendo 400 metros no vão central com estais (cabos); dois mastros de sustentação com 63 metros de altura; 136 estacas escavadas com diâmetro de 2,50m. Em sua construção foram utilizadas 20.000 toneladas de aço, 100.000 m³ de concreto e 251.500 m² de forma. Os blocos de concreto que formaram a ponte têm 90 toneladas.

Construção e impactos sobre meio ambiente

A construção da Ponte Anita Garibaldi contou com o uso de tecnologias inovadoras. Todas as etapas foram rigorosamente planejadas e controladas com o objetivo de minimizar o impacto sobre a fauna, flora, o patrimônio arqueológico e os recursos hídricos da região. O empreendimento chegou a ter 1.900 funcionários envolvidos, trabalhando dia e noite para que a obra fosse concluída em tempo recorde.

Laguna

Laguna tem o centro histórico tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), formado a partir do porto original e abriga cerca de 600 imóveis. No município, existem 43 sítios arqueológicos indígenas. A economia da cidade é voltada principalmente para a pesca, com destaque para a forte produção de camarão e siri nas lagoas e de pescados na costa do Atlântico Sul.

Da redação