Pintora Vera Sabino e arte catarinense dos anos 1970 são tema de evento no Masc
A quarta edição do projeto Gerações do Masc, que acontece no dia 16/7 no Museu Histórico de Santa Catarina (Masc), terá como tema a arte de Vera Sabino e a geração dos anos 1970. A escritora e professora de Artes Visuais Micheline Barros conversará com o público a partir das 16h30. O evento é gratuito e faz parte da comemoração pelos 66 anos de criação do Museu.
Neste encontro, será abordada a relação entre a vida e a obra por meio da produção artística de Vera Sabino, as personagens, as séries que retratam o feminino, o sagrado, o profano, a natureza e o patrimônio cultural de Santa Catarina, demonstrando o contexto histórico em que surge a obra da artista e o rico universo da proeminente pintora catarinense consolidada nos anos 1970.
Micheline Barros é autora do livro “Vera Sabino: Intuição e Arte” (), resultado de sua pesquisa de mestrado em Educação e Cultura. É professora da rede municipal de ensino e pesquisadora da arte produzida em Santa Catarina, já escreveu sobre Ricardo Ramos, Rodrigo Cunha, Giovana Zimermann, entre outros. Publica artigos acadêmicos e para jornais locais.
Vera Sabino é florianopolitana, nascida em 1949. Aos 10 anos partiu com a família para morar em Brasília. Após viver em várias cidades, Vera volta a Capital catarinense como artista plástica. Em 1968 promove sua primeira exposição individual. Vera é hoje uma das pintoras mulheres mais importantes da arte catarinense.
Mais informações: 3664-2630.
Da redação