Dia dos Namorados: pesquisa mostra expectativas do comércio
Mesmo com o cenário econômico favorável, com redução da taxa de juros e mercado de trabalho aquecido, os consumidores catarinenses estão mais cautelosos em relação aos seus gastos. Isso porque a intenção média de gastos para o Dia dos Namorados 2024 recuou 9,2% em termos nominais, chegando a 178 reais.
Ao considerar a inflação acumulada, essa queda se amplia para 13,2%. Ainda assim, as expectativas permanecem positivas. A parcela dos consumidores que considera que a situação financeira piorou recuou quatro pontos percentuais, representando agora apenas 15,9% dos entrevistados.
Entre os demais, predomina a percepção de que a situação financeira permanece igual ou até melhorou.
Os comerciantes e prestadores de serviços devem ficar atentos à data de compra escolhida pelos consumidores. Embora as opções de compra durante a semana da data (43,7%), na véspera (20,2%) e no próprio dia (9,9%) sejam as mais indicadas, ainda há uma parcela que planeja comprar semanas antes ou depois do evento.
A forma de pagamento predominante continua sendo ‘à vista’ (76,6%), no entanto, é relevante notar o aumento de 9% no uso de pagamentos parcelados. Com a redução das taxas de juros, o uso de cartões de crédito e opções de compra no crediário se tornam mais atraentes para os consumidores.
Para os consumidores que pretendem pagar à vista, as modalidades mais indicadas foram ‘à vista, no cartão de débito’ (23,2%) e ‘à vista, PIX’ (22,1%). O uso do PIX cresceu 16,5%, enquanto o pagamento em dinheiro caiu 23,1% Dado que o pagamento à vista é prioritário para os consumidores, é crucial que os comerciantes estejam atentos a fatores como preço e promoções, pois esses são alguns dos principais determinantes para os consumidores na escolha do local de compra.
A divulgação dos produtos ou serviços também desempenha um papel crucial para que os consumidores concretizem suas intenções de compra. O uso das redes sociais (34,1%) e a divulgação por meio de "vitrines ou exposição de produtos" (12,7%) foram identificados como os principais fatores de atração.
A pesquisa também constatou que as compras presenciais continuam sendo preferidas pelos consumidores, embora as compras pela internet tenham crescido 6,7% no período. Presencialmente, os consumidores irão principalmente ao comércio de rua (45,2%) e às lojas de shopping (26%) para concretizar suas compras.
Espera-se também um aumento nas vendas nos setores de vestuário, perfumes e cosméticos, e calçados e bolsas, uma vez que estes são os presentes mais procurados para esta data. Além disso, espera-se resultados positivos no volume de vendas e faturamento para os segmentos de joias, flores, bijuterias e livros.
Por último, o interesse em desfrutar de refeições em restaurantes, planejar viagens românticas e reservar hospedagens em hotéis contribuirá para o movimento do setor de serviços no Dia dos Namorados deste ano.
Da redação
Fonte: Fecomércio
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045