Penalidades para consumo de drogas em público aumenta em SC

Entrou em vigor nesta segunda-feira (14) a regulamentação de uma nova norma em Santa Catarina que impõe sanções a quem for flagrado consumindo drogas ilícitas em locais públicos. O decreto, assinado pelo governador Jorginho Mello, define que a penalidade será de um salário mínimo — atualmente R$ 1.518,00 — e poderá dobrar em caso de reincidência.
A nova legislação havia sido sancionada em 16 de julho de 2024, cerca de duas semanas após aprovação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O projeto foi proposto pelo deputado estadual Jessé Lopes (PL), que justificou a medida como uma forma de coibir o consumo de entorpecentes em espaços públicos. “A ideia é criar uma penalidade administrativa para desestimular o uso de drogas em locais de circulação coletiva”, afirmou o parlamentar.
Segundo a lei, a proibição abrange qualquer substância entorpecente que cause dependência, conforme definido em legislações federais ou listas oficiais atualizadas pela União. O conceito de local público inclui desde ruas e praças até áreas próximas a órgãos e instituições públicas, mesmo que fechadas.
A fiscalização será realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. Em casos de flagrante, será instaurado um processo administrativo sob responsabilidade do órgão que efetuou a autuação. A pessoa autuada terá o prazo de dez dias úteis, a contar da notificação, para apresentar sua defesa.
Os recursos arrecadados com as multas não irão para os cofres gerais do Estado, mas sim para ações voltadas à prevenção e combate ao uso de drogas. A divisão dos valores foi definida da seguinte maneira: 50% irão para o Fundo Estadual de Melhoria da Segurança Pública, 25% para o Fundo Estadual Antidrogas e os outros 25% para o Fundo Estadual da Saúde.
Com essa medida, o governo catarinense busca fortalecer políticas públicas que unam repressão ao uso de drogas em locais públicos e investimentos em prevenção e tratamento da dependência química.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
