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Palestra: o design na área educacional e de acessibilidade

O leitor Braille pretende facilitar a alfabetização e o acesso de estudantes cegos a conteúdos educacionais (Foto: Divulgação)

Publicado em 27/05/2015

Como o design pode contribuir para soluções educacionais e de acessibilidade? O tema será abordado na palestra promovida pela Fundação CERTI no dia 17/6. Os convidados são o designer de interfaces Ivan Jerônimo, e o pesquisador educacional, Rafael Savi. O evento faz parte da programação da Bienal Brasileira de Design e é gratuito, com vagas limitadas.

Os pesquisadores da CERTI vão mostrar o processo de pesquisa e desenvolvimento de dois produtos: o Proinfo e o equipamento leitor Braille. Desenvolvido em parceria com a UFSC para o Ministério de Educação, o Proinfo é um equipamento usado em sala de aula que combina as funções de projetor e computador ao mesmo tempo, garantindo aulas mais dinâmicas e interativas.

Já o leitor Braille foi desenvolvido a partir de uma demanda do MEC para facilitar a alfabetização e o acesso de estudantes cegos a conteúdos educacionais. O dispositivo portátil converte textos impressos em áudio e permite a leitura através de uma linha Braille. Os dois produtos foram desenvolvidos a partir de pesquisas com o público-alvo, protótipos conceituais que passaram por ciclos de P&D e validação de novos protótipos junto aos usuários.

Durante a palestra, os profissionais da CERTI vão relatar como utilizaram entrevistas contextuais, criação de personas, prototipação rápida e testes de usabilidade – metodologias aplicadas na criação de tecnologias com funções relevantes e que oferecem satisfação e eficiência no uso.

As inscrições são feitas pelo e-mail bienal@certi.org.br.

Da redação