O que explica o salto econômico de SC?

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) confirma: Santa Catarina foi o estado que mais cresceu economicamente na região Sul do Brasil entre 2001 e 2024. Nesse período, o estado alcançou uma taxa média de crescimento anual de 2,5%, superando o desempenho da média nacional.
Especialistas apontam que esse avanço é resultado direto da conexão estratégica entre inovação tecnológica e os setores industriais já consolidados no estado. Esse modelo tem promovido o fortalecimento da economia catarinense, modernizando processos e agregando valor à produção local.
Um reflexo recente desse desempenho foi registrado em janeiro de 2025, quando Santa Catarina apresentou o maior crescimento industrial do país, com alta de 8,6% na produção — o melhor índice entre todos os estados brasileiros.
Segundo o governador Jorginho Mello, essa trajetória está diretamente ligada à política de integração entre inovação e tradição produtiva: "Desde o início da gestão, temos trabalhado para aproximar o ecossistema de inovação dos setores que historicamente sustentam a economia catarinense. Os resultados estão aí, com mais empregos sendo gerados e uma economia mais forte. Santa Catarina prova que é possível unir tradição e inovação com sucesso."
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, também destaca a atuação de empresas que simbolizam essa transformação: "WEG, Intelbras, Gelnex e Duas Rodas são exemplos de como setores tradicionais têm se reinventado por meio da inovação. Isso é fruto de investimentos consistentes em pesquisa e desenvolvimento, apoiados pelas políticas da atual gestão."
Mais do que liderar indicadores econômicos, Santa Catarina tem consolidado um ambiente de empreendedorismo e inovação. Esse cenário coloca o estado em destaque nacional como um dos polos mais desenvolvidos e promissores do Brasil.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
