Novo aeroporto de Florianópolis fará melhorias na acessibilidade

Na segunda-feira, a 30ª PJ da Capital obteve a reposta da recomendação dada aos representantes do novo aeroporto em relação ao fechamento da rampa de acesso ao embarque. Em ofício, a administração informou ao Promotor de Justiça Daniel Paladino que disponibilizará até o dia 1º/12 um veículo elétrico para pessoas com mobilidade reduzida.
A falta de acessibilidade foi constatada em inspeção no novo aeroporto, no dia 17 de outubro, com o objetivo verificar o atendimento às sugestões relacionadas à acessibilidade feitas em agosto, após uma primeira vistoria realizada no local pelo grupo Acessibilidade Floripa. O fechamento da rampa de acesso ao embarque impede a acessibilidade e tem causado transtorno, visto que é preciso percorrer um longo percurso, passando pela área comercial do aeroporto, até o embarque.
O veículo elétrico ficará estacionado na entrada do Boulevard com capacidade para transportar pessoas com necessidades especiais e suas bagagens. A administração também se comprometeu a instalar totens ao longo do Boulevard para check in e pesagem de malas.
A diretoria do novo aeroporto teve 10 dias para responder à recomendação. Caso não o fizesse, o MPSC poderia ingressar com uma ação civil pública. Em resposta à recomendação, disse, ainda, que fará a promoção da acessibilidade em portas dos banheiros, na inclinação adequada de rampas e na altura de guarda-corpos. Essas mudanças deverão ser feitas até o dia 9/12.
Da Redação
