00:00
21° | Nublado

Na Capital: Viva a Cidade terá venda de orgânicos em breve

Foto: Reprodução

Publicado em 17/07/2015

A previsão é que em agosto, o projeto Viva a Cidade, no Centro da Capital, passe a contar com a venda de produtos orgânicos. Em reunião na CDL de Florianópolis, o presidente da Comcap, Marius Bagnati, e representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) explicaram o processo de certificação de produtos sem agrotóxicos, ambiental e socialmente adequados. Até o final deste mês, nova reunião incluirá os produtores orgânicos interessados em comercializar na feira que ocorre aos sábados.

Entre os representantes dos produtores, Glaico José Sell, engenheiro agrônomo, do Instituto Eco e produtor em Paulo Lopes, e Giovana Cristina Voigt, da Yanti Produtos Orgânicos, aprovaram a ideia do novo espaço de comercialização e garantiram que há pessoas interessadas e com capacidade de atender a demanda por alimentos de qualidade.

Marius Bagnati lembrou que no passado a Comcap introduziu os cestões do povo (mais tarde Direto do Campo) na cidade. “Trabalhamos na época para criar uma alternativa de abastecimento popular e introduzir um regulador de preços dos hortifrutigranjeiros no mercado”, observou. A mesma ideia agora é “ampliar e aproximar a oferta de orgânicos para ajudar a baixar o custo e proporcionar o acesso de mais pessoas a uma alimentação de qualidade. A Comcap está determinada a ser uma indutora desse novo modelo de alimentação saudável em Florianópolis”, assegurou Bagnati.

Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, Florianópolis precisa aumentar a escala de recuperação de resíduos orgânicos. “Temos de conhecer e estimular as experiências que já existem e implantar novas formas de coleta seletiva diferenciada de material orgânico para, com a origem comprovada, produzir composto de qualidade que possa ser usado em hortas urbanas”, resumiu o presidente da Comcap.

Da redação