00:00
21° | Nublado

Governo Federal lança ofensiva contra violência infantil

Durante cerimônia, Raul Zainedin da Rocha, representante do Conanda, recebeu o Sumário Executivo da Estratégia Crescer em Paz. (Foto: Jamile Ferraris / MJSP)

Publicado em 11/04/2025

O Governo Federal apresentou na quinta-feira (10), no Palácio da Justiça, em Brasília, a estratégia “Crescer em Paz”, um conjunto de 45 ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem como foco prevenir a violência, acolher vítimas, garantir acesso à justiça e ampliar a segurança no ambiente digital.

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, o plano é fruto de uma construção coletiva com diferentes setores da sociedade e secretarias da Justiça, em parceria com órgãos como o UNODC e os ministérios dos Direitos Humanos, Educação e Saúde. Para 2025, estão previstos cerca de R$ 82 milhões em investimentos.

A estratégia está estruturada em quatro eixos principais:

Insegurança e vulnerabilidade: ações de prevenção às drogas e à violência, com foco em escolas, famílias e comunidades.

Justiça: formação de profissionais, fortalecimento da escuta protegida e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Ambiente digital: combate a crimes cibernéticos e proteção no acesso a conteúdos on-line.

Jornadas vulneráveis: enfrentamento ao tráfico de pessoas e acolhimento de vítimas.

Durante o evento, foram assinadas portarias para criação de comitês consultivos, incluindo um para regular a verificação etária em serviços digitais e outro para criar um fluxo nacional de denúncias de crimes digitais. Também foram firmados protocolos de intenção para a ampliação dos programas Cria e Pipa — Territórios Preventivos.

Outras ações anunciadas incluem o lançamento da Plataforma Cria, a 3ª edição dos programas Elos e #Tamojunto, acordos com o Unicef, e parcerias com institutos federais e o CIEE, incluindo a criação de uma versão do Estatuto da Juventude com a Turma da Mônica Jovem.

Para Pilar Lacerda, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o plano é essencial para transformar a realidade infantojuvenil brasileira. Já o jovem Raul Zainedin, também do Conanda, reforçou: “Crescer em paz é crescer em um país que garante nossos direitos e nos inclui nas decisões”.

 

 

Da redação

Fonte: Governo Federal

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI