00:00
21° | Nublado

Florianópolis será palco de tradicional festa açoriana

Festa de 2013 realizada em Içara/SC - Crédito: Joi Cletison

Publicado em 07/08/2014

Um dos distritos mais antigos de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha, será palco de homenagens nesta sexta-feira (0808). Pessoas, grupos e instituições que atuam na pesquisa, divulgação e preservação do legado cultural açoriano vão receber na região o Troféu Açorianidade. A cerimônia acontece às 19h30, no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, marcando o lançamento do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que pela primeira vez acontece na capital catarinense.

Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Açor será realizado no período de 22/08 a 24/08 em Santo Antônio de Lisboa, distrito do norte da Ilha de Santa Catarina que também tem forte ligação com os Açores. A festa é uma realização conjunta do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio cultural do Governo dos Açores.

No lançamento da festa serão entregues 11 estatuetas, sendo nove alusivas às ilhas que integram o arquipélago português e um referente à Ilha de Santa Catarina, que carinhosamente é considerada a décima ilha açoriana. A Prefeitura de Florianópolis também será homenageada com o Troféu Açorianidade por conta de ser o município anfitrião e coorganizador da 21ª edição.

Os agraciados foram indicados e aprovados em votação realizada pelo Conselho Deliberativo do NEA, que é integrado por 65 instituições responsáveis por preservar os traços da cultura açoriana e com sede no litoral de Santa Catarina (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais). Já a estatueta que será entregue aos homenageados tem design assinado pelo artista plástico João Aurino Dias (Dão).

Festa da cultura açoriana

Com entrada gratuita e aberta ao público, o 21º Açor tem como objetivo mostrar a originalidade e autenticidade da cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. Em Santo Antônio de Lisboa, a festa vai reunir estandes culturais e gastronômicos, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades que contribuem para a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura açoriana.

Representações de 27 municípios e 51 instituições do litoral de Santa Catarina devem apresentar produtos de referência regional açoriana. Também haverá participação de 15 escolas da rede municipal da Capital que aderiram ao projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, além de centenas de artesãos que vão mostrar suas obras ao público. Durante os três dias de festa estão programados cerca de 50 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 22/08 e 23/08.

No sábado (23/08), às 10 horas, no Centro Histórico de Florianópolis, ocorrerá um desfile folclórico reunindo todos os grupos participantes da festa. No domingo (24/08), às 9h30, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino e celebração de missa na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, com a participação de seis cantorias e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Além dessas atividades, o evento contará com uma praça de alimentação onde serão oferecidos quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense, juntamente com variada programação cultural.

Desde que foi criada, em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio.
 
Da redação