Florianópolis recebe mostra de cinema açoriano
Nesta sexta, 19/6, e sábado, 20/6, acontece na Casa da Memória de Florianópolis uma mostra inédita de cinema açoriano, que inclui os filmes Partilha- O Império de João do Bom e O Livreiro de Santiago. O objetivo é ampliar o intercâmbio cultural entre a cidade e o arquipélago português, já que a imigração açoriana no litoral de Santa Catarina, no século 18, deixou um rico legado na arquitetura, nas artes e nos modos de vida da população da Capital.
A mostra pretende apresentar um pouco da produção audiovisual que está ganhando força nos Açores. Além de participação em festivais da Europa, o cinema açoriano também vem sendo fomentado com a realização de eventos locais, que contribuem para divulgar a produção artística no arquipélago e criar espaços de debate e reflexão sobre o fenômeno das migrações e da interculturalidade. As sessões acontecem às 19h, na sexta, e às 16h, no sábado.
O evento contará com a presença dos diretores Tiago Rosas e José Medeiros, que participam de conversa com o público após as sessões. A dupla está retornando do 17º Festival de Cinema Europeu, realizado no Chile, onde o filme O Livreiro de Santiago foi exibido.
A realização da mostra é do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA/UFSC), em parceria com a Secretaria de Cultura de Florianópolis. A Casa da Memória fica na rua Padre Miguelinho, 58, Centro, ao lado da Catedral. Mais informações: 3333-1322.
Da redação