00:00
21° | Nublado

Festival oferece atrações gratuitas neste final de semana, na Capital

Cena do espetáculo 'Criaturas de Papel' (Foto: Reprodução)

Publicado em 13/08/2015

Até dia 30/8 acontece em Florianópolis o 12º Festival palco Giratório, considerado um dos maiores eventos de artes cênicas do Estado, com apresentações gratuitas de espetáculos de teatro, dança, circo e intervenções urbanas, de 14 estados brasileiros. Os ingressos são distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo, no local do evento, sujeito à lotação.

Projeto nacional do Sesc, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro, com uma trajetória de 18 anos. Neste ano, 20 companhias foram selecionadas para circular o Brasil. Em 2015 são nove Festivais em capitais, 40 Aldeias locais, além da circulação de espetáculos, que somam mais de 823 apresentações artísticas em 154 cidades brasileiras. “Sustentado por uma rede de 33 curadores, representantes de todos os Estados, o Palco Giratório reúne anualmente uma amostragem importante da produção cênica brasileira”, explica Maria Teresa Piccoli, Coordenadora de Cultura do Sesc/SC. 

Destaques deste final de semana:

Nesta sexta-feira (14/8), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), a Cia Bricoleiros, de Fortaleza (CE) apresenta “Criaturas de Papel”, que aborda encontros e partidas como impulso fundamental da existência. No enredo, papéis brancos ganham formas geométricas e são transformadas em figuras cênicas que ganham vida. O espetáculo foi constituído a partir de duas técnicas principais que fundamentam a cena: a bricolagem e o teatro negro. Ambas foram estudadas e experimentadas, resultando na construção de um estilo de marionetes bricoladas.

O grupo curitibano Tato Criação Cênica Teatro, apresenta o espetáculo “Tropeço”, no sábado (15/8), às 20h, no Teatro Sesc Prainha. Toda a peça é encenada com as mãos, que viram personagens da história. Com enredo simples e proposta poética, a peça apresenta o cotidiano de duas senhoras que moram juntas. A classificação etária é 14 anos.

No domingo (16/8), às 20h, no Teatro Sesc Prainha, tem apresentação da peça “O Quadro de Todos Juntos”, com O Pigmalião Escultura Que Mexe, de Belo Horizonte (MG), uma obra onde atores e bonecos em tamanho natural retratam uma família de porcos que, apesar de viverem em uma realidade alterada, são potentes espelhos da psicologia humana. Na trama, uma família posa para um retrato. O instante de um flash revela além da superficialidade. Mostra a frágil estrutura por trás dessa imagem perfeita. Cada um de seus integrantes expõe seus mais íntimos e secretos desejos. A classificação etária é de 16 anos.

A programação completa pode ser consultada em www.palcogiratoriosc.com.br e  www.sesc-sc.com.br.

Da redação