00:00
21° | Nublado

Feira da Semana da Indústria FIESC reúne mais de 30 marcas e oferece oportunidades de carreira

Estudantes e comunidade tiveram contato direto com as indústrias. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)

Publicado em 27/05/2024

Na noite da última quinta-feira (22) a empresa de Lucas José Frizon, Projeal Engenheira, com mais de 30 marcas e empresas expuseram tendências em tecnologia e inovação, oportunidades de networking com profissionais e vagas de estágios de empregos na “Feira de Inovação e Empregos” da Semana da Indústria. Lucas é empresário e engenheiro e foi estudante de ensino médio e técnico do SENAI de Chapecó.

"Em Chapecó, a nossa empresa trabalha justamente com a parte de engenharia elétrica, totalmente relacionada ao curso que fiz lá em 2008. Foi um acerto nesse sentido, e para mim é muito gratificante. Estamos expondo aqui no SENAI, voltando à casa. Lembro que naquela época tínhamos o SENAI Casa Aberta, e apresentávamos bastante. É como rever o passado, voltar 15 anos e me ver novamente apresentando no mesmo local," destacou Frizon. Para ele o curso técnico foi fundamental para direcioná-lo à área de engenharia, possibilitando a escolha consciente da carreira e hoje voltando para a unidade da FIESC como empresário e ser exemplo de inovação para outros estudantes.

Empresário e engenheiro Lucas José Frizon e os sócios na Feira de Inovação e Emprego.

 

Para o estudante de automação industrial e aprendizagem industrial, Luiz Augusto Manto, a feira é como uma ferramenta de conhecimento para os alunos da realidade profissional e possibilidades do futuro. “A feira é muito importante, porque temos acesso mais próximo a nossa futura realidade. Por exemplo, encontramos um estoque de materiais de um frigorífico, um projeto gigantesco de milhões de reais que não conheceríamos de outra forma. Isso é crucial, pois nos dá a oportunidade de conhecer pessoas da área, materiais e entender como funciona a rotina”, apontou Manto sobre a empresa de Frizon.

O gerente de SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, assinalou como o evento representou um universo de oportunidades. "Quando falamos em inovação, estamos falando de Indústria 4.0 e de áreas como desenvolvimento de sistemas, mecatrônica e automação industrial, que são extremamente relevantes e imprescindíveis para o desenvolvimento das nossas empresas."

O supervisor de educação profissional, Ivan Cassol, informou que a feira era restrita apenas para os estudantes conhecerem as inovações da indústria, no entanto, neste ano ela ganhou uma nova versão com as vagas de trabalho. "As empresas estão em busca de mão de obra qualificada. Ampliamos a iniciativa para trazer novidades aos nossos alunos. Agora nossas parcerias fortalecem ainda mais a indústria e trazem novas oportunidades de emprego."

 Sala maker mostrou robôs em movimento.

 

“O SENAI atua como um facilitador na conexão entre empresas e futuros profissionais, promovendo o encontro de interesses e necessidades”, relatou a analista de RH da Hightech, Michele Moreto Tomasi, sobre sua experiência durante a feira. "O SENAI abriu as portas, o que é bem bacana para nós termos esse contato com o pessoal, apresentando nossa realidade e nossas vagas. Às vezes, o curso que eles estão fazendo pode se encaixar muito bem na empresa, ou até mesmo oferecer a oportunidade de se cadastrar para receber novas vagas. É benéfico para ambos os lados, tanto para os alunos quanto para nós, empresas. E já identificamos pessoas qualificadas para as vagas que temos em aberto”, finalizou.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) realizou a iniciativa na Regional Oeste com o apoio institucional dos Sindicatos Patronais filiados a FIESC: SINDUSCON, SIMEC, SIMOVALE, SICECC, SINDIALIMENTOS, SINDIPLASC, SIMMEX e SINDUSCON AMAI.

 

Da redação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045