Economia: Fiesc apresenta rotas de crescimento para setores de energia e saúde no Estado
Serão apresentadas nesta segunda-feira (02/02), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, as rotas estratégicas de crescimento para os setores de energia e saúde. O material foi elaborado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), da Federação, e aponta tendências promissoras e obstáculos a serem superados pelos segmentos até 2022.
O evento integra uma série de lançamentos de rotas pelo Estado. Em 2014 foram apresentadas as conclusões para os setores de economia do mar, tecnologia da informação e comunicação, cerâmica, têxtil e confecção, metalmecânica e metalurgia, produtos químicos e plástico e construção civil. Ainda em 2015 serão lançadas as rotas de indústrias emergentes, móveis e madeira, agroalimentar, celulose e papel, meio ambiente, bens de capital e turismo.
Histórico
Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos "portadores de futuro" em todas as regiões do Estado. Na sequência, em associação com universidades e instituições de pesquisas, foram realizados estudos e painéis relativos a todos os setores, com atividades em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São Bento do Sul. E agora, com o lançamento das rotas estratégicas que comporão o Masterplan, está em curso a terceira etapa do PDIC 2022. O programa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A apresentação das rotas estratégicas do PDIC tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação Diários do Interior Santa Catarina (ADI SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori SC) e do Sindicato as Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor-SC).
Da redação