00:00
21° | Nublado

Espetáculo multimídia “Nise da Silveira - Guerreira da Paz” terá duas exibições em Florianópolis

Apresentação une teatro, música e dança para contar a história da brasileira, discípula de Jung, que revolucionou a psiquiatria (Crédito: Maristela Giassi/Divulgação

Publicado em 10/06/2015

Premiado em São Paulo em 2012 como um dos melhores espetáculos da temporada em sua concepção original, “Nise da Silveira - Guerreira da Paz” terá breve temporada em Florianópolis em julho, com direção e performance de Daniel Lobo, coreografia de Ana Botafogo e participações multimídia de Ferreira Gullar, José Celso Martinez Corrêa e Monja Coen como “A Voz do Inconsciente”. Serão duas apresentações, nos dias 9 e 10, às 21h, no Teatro Pedro Ivo, com debates após as sessões.

Considerada uma das personalidades mais importantes do século XX, discípula de Carl Gustav Jung, a alagoana Nise da Silveira foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina no Brasil. Ela revolucionou a psiquiatria ao criar Ateliês de Arte dentro dos hospitais psiquiátricos, se negando a praticar os polêmicos tratamentos com eletrochoque e todos os procedimentos violentos contra os pacientes.

A Dra. Nise da Silveira iniciou um estudo profundo das expressões simbólicas evocadas nas pinturas dos ‘ditos loucos’ para mergulhar no universo do inconsciente de cada um deles, chamados por ela carinhosamente de ‘Camafeus’. “A força daquela mulher revolucionou a psiquiatria através da arte e de um processo mais humanitário de cura, de um olhar para o seu semelhante que não fosse um olhar tão duro, tão científico, mas um olhar de amor ao próximo”, explica Daniel Lobo, que dirige e interpreta a médica nos palcos. As impactantes pinturas desses camafeus encantaram o mundo sendo expostas no Museu de Arte Moderna de São Paulo e Paris. O público poderá conhecer algumas destas obras, que serão projetadas durante o espetáculo.

O primeiro lote promocional de ingressos já está disponível para venda via Blueticket (R$20).

Sobre o ator

Contemplado em SP como ‘Melhor Diretor’ em votação popular no Prêmio Aplauso Brasil pela concepção do projeto, concorrendo com nomes expressivos do teatro brasileiro como Antunes Filho, José Celso Martinez Corrêa, Jô Soares e Ron Daniels, Daniel Lobo encara o desafio de interpretar a própria Nise, o que garante alguns momentos de humor.

Celebrando 30 anos de carreira, o ator carioca escolheu Florianópolis para viver. Já ganhou os prêmios APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, Troféu Mambembe/Ministério da Cultura e o Prêmio no Festival Nacional de Teatro de SP. Como dramaturgo, recebeu o Prêmio Estímulo à Dramaturgia Ministério da Cultura/Funarte.

Em TV, destacam-se a novela “Esperança” e a participação como último Pedrinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo, na década de 80. Em 2007, realizou o CD “O Amante do Girassol”, com trilha sonora original da Orquestra Camerata Florianópolis e poemas do ator interpretados por personalidades como Eva Wilma, Chico Anysio, Paulo Goulart, Amir Klink e Dra. Zilda Arns.

Da redação