Espetáculo infantil apresenta de forma lúdica a importância da meditação e respiração
Neste sábado e domingo (25/7 e 26/7) acontece o espetáculo “O Menino que queria ser bombeiro”, às 17h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), que apresenta de forma lúdica como as crianças podem aprender a controlar a mente e as emoções através da respiração, um tema inédito na literatura infantojuvenil.
Dirigido pelo alemão Ole Erdmann, a montagem se propõe a estimular a imaginação e expandir a consciência nas crianças para o poder da meditação e autoconhecimento. No espetáculo multimídia, o intérprete e autor, Rogério De M. Barros se divide em cinco personagens e contracena com uma tela de projeção. O monólogo pretende ao final de cada sessão convidar a plateia a praticar por alguns minutos a respiração consciente vivida pelo protagonista da peça.
O espetáculo
A peça é baseada no livro homônimo que foi escrito por Rogério com base na sua experiência com crianças de comunidades carentes. A história narra a saga de um menino que após se envolver num incêndio fica proibido pela sua mãe de se aproximar novamente do fogo. Para compensar o filho, ela permite que ele faça tudo o que quiser.
Ele cresce muito agitado, sem limites, e sem conseguir ficar parado ou em silêncio. Em sonho, o menino viaja ao Planetamente, o planeta mais agitado do universo. Depois de muita aventura, ainda precisa decifrar o enigma do herói Super Observador para encontrar o caminho de volta para sua casa. Ao acordar do sonho, o menino tem sua vida transformada.
Com produção totalmente independente, sem qualquer tipo de patrocínio, a equipe é composta de um diretor alemão, a programadora que é da Coreia do Sul, o responsável pela trilha é um italiano, o autor e ator do Rio, e o produtor é um manezinho nato.
Os ingressos podem ser adquiridos das 13h às 19h, na bilheteria do TAC, no valor de R$ 40 (R$ 20 meia-entrada). Mais informações: 3665-6400.
Da redação