00:00
21° | Nublado

Educação em SC: Formulário inédito é lançado para avaliar impactos da pandemia

Questionário, desenvolvido pela Undime/SC em parceria com o MPSC, MPC/SC e TCE/SC, busca realizar um levantamento dos índices de abandono e evasão escolar do ano letivo de 2021 e mapear o processo de retomada das aulas presenciais nos municípios catarinenses (Foto: Reprodução/Internet)

Publicado em 07/10/2021

Nesta quinta-feira, 07, será lançado o formulário “Diagnóstico dos impactos da pandemia no abandono e evasão escolar nos municípios catarinenses”, com o objetivo de realizar um levantamento dos índices de abandono e evasão escolar do ano letivo de 2021 e mapear o processo de retomada das aulas presenciais nos municípios catarinenses, de modo a possibilitar o planejamento de políticas públicas intersetoriais e de ações educacionais efetivas para o próximo ano. 

O formulário foi desenvolvido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de SC (Undime/SC), em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina (MPC/SC) e Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC),

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, destaca a importância da pesquisa para a avaliação correta do atual panorama educacional catarinense. “A iniciativa permitirá ampliar a perspectiva para entender os impactos da pandemia, do ensino remoto e híbrido na Educação. Por enquanto, temos somente os dados da busca ativa escolar, e não um censo oficial que ajude a guiar o planejamento de ações para o próximo ano letivo”, afirma Lueders.

As perguntas que compõem o formulário são divididas em quatro eixos temáticos: evasão e abandono escolar; retorno às aulas 100% presenciais; avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem; e programas educacionais desenvolvidos no município. Os municípios deverão informar, o número de matrículas do ano de 2021 na rede municipal de ensino, as medidas adotadas para diminuir a taxa de evasão escolar no ano letivo de 2020, quantas escolas da rede municipal estão com atividades 100% presenciais, quais programas educacionais existem no município, entre outras questões. 

O formulário será encaminhado pelo TCE/SC aos e-mails dos dirigentes municipais de Educação, notificando também os controles internos e prefeitos dos municípios. A partir da data do lançamento, os gestores poderão preencher a pesquisa em até 20 dias. 

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp