00:00
21° | Nublado

Desafios da primeira Infância abre seminário internacional de Educação na capital

Foto: Reprodução

Publicado em 12/11/2014

O “Seminário Internacional: avaliação e políticas públicas na promoção da educação infantil de qualidade” terá início nesta quinta-feira (13/11), com a conferência “Desafios nas políticas e programas da primeira infância e na educação infantil”. A atividade será ministrada às 14h50, por Norbert Schady, assessor econômico do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.  Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e pelo BID, o evento será realizado no Hotel Maria do Mar.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis tornou-se a primeira do país a receber um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento para aplicar exclusivamente na área da Educação. O contrato, no valor de U$ 58 milhões 860 mil, foi assinado neste ano. De acordo com a Secretaria de Educação, com o capital, serão construídas creches, escolas, centros de educação integral e modernizada a rede de ensino. Em contrapartida, igual quantia financeira deverá ser investida no setor pela prefeitura.

O BID decidiu apostar em Florianópolis devido a uma pesquisa encomendada pelo órgão e pelo Ministério da Educação. Realizada pela Fundação Carlos Chagas, dentre várias capitais, a pesquisa apontou o município com o melhor índice de qualidade na educação infantil. O banco quer que a capital catarinense transforme-se agora em exemplo internacional em ensino com crianças até 14 anos.

Norbert Schady

Norbert Schady é o principal conselheiro econômico do Setor Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele possui diploma de bacharel pela Universidade de Yale e é Doutor em Filosofia pela Universidade de Princeton. Além do BID, trabalhou no Banco Mundial e no UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, e lecionou em Princeton e Georgetown. É envolvido com pesquisas nas áreas do desenvolvimento da primeira infância, os programas de transferência de renda, e os efeitos das crises econômicas sobre a acumulação de capital humano. Schady publicou dois livros e mais de 20 artigos em revistas acadêmicas em economia, ciência política e saúde. 

Da redação