Comitê SC Biogás apresenta plano para produção de energia a partir de dejetos de suínos
Foi apresentado nesta terça-feira ao Governo do Estado, o documento do Comitê SC Biogás que resume o trabalho realizado para elaboração do plano SC Biogás. O objetivo é produzir energia alternativa, principalmente por meio de dejetos de suínos, para retirar do meio ambiente a biomassa produzida pela indústria agropecuária.
“Acredito muito na importância de projetos como esse para o desenvolvimento econômico do Estado e ainda para a preservação do meio ambiente. Temos que fazer o negócio se tornar economicamente viável porque é um caminho novo para o agronegócio”, disse o governador Raimundo Colombo.
Por meio do Programa SC Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, foi contratado, com financiamento do Banco Mundial, serviços de consultoria de três empresas para fazer o diagnóstico do potencial de geração de biogás em Santa Catarina, localizando os pontos de maior geração de dejetos. As regiões de Concórdia e Braço do norte, por exemplo, estão à frente na produção de dejetos suínos, enquanto Biguaçu tem grande fonte de matéria-prima a partir dos resíduos sólidos. A prospecção também detectou os potenciais segmentos e grupos de consumidores deste tipo de energia, estudando as redes de distribuição, geração e aproveitamento do biometano.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, destaca que o projeto vem ao encontro de uma necessidade de Santa Catarina. “Nós temos uma fonte energética que nós ainda não estamos aproveitando e que é importantíssima. E temos um Estado que cresce na produção de suínos, na produção de leite, na produção de aves e cada vez mais temos o compromisso de trabalhar, também, respeitando o meio ambiente”.
Da Redação