Campanha Abril Verde previne acidentes de trabalho
A colocação de laços verdes nos crachás dos colaboradores, a distribuição de um folder com informações e alertas escritos nos contracheques fazem parte das ações da ORCALI Segurança e Serviços durante o Abril Verde, campanha de conscientização sobre acidentes e doenças do trabalho. Com mais de 4.000 funcionários operacionais e administrativos, a empresa enfrenta poucos problemas de acidentes relacionados às atividades que exerce – segurança patrimonial, segurança eletrônica, limpeza e conservação e mão de obra especializada. Ainda assim, a campanha é considerada importante para garantir segurança e tranquilidade aos colaboradores nos pontos de trabalho.
A coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho da Orcali, Maria Ferreira dos Santos, diz que o treinamento realizado logo após a admissão de cada colaborador ajuda a reduzir os riscos de acidentes. “Temos a capacitação e o acompanhamento dos técnicos de segurança diretamente nos locais de trabalho, onde são identificados possíveis erros e feitas as correções necessárias”, afirma ela. Isso reduz os riscos de acidentes e os consequentes afastamentos dos profissionais, que trazem custos extras para a empresa.
Além do prejuízo para os empregadores, os afastamentos motivados por acidentes de trabalho causam um rombo monumental nas contas da Previdência Social. De 2012 até agora, o Brasil gastou R$ 80,2 bilhões com benefícios decorrentes de acidentes, e quase 370 bilhões de dias de trabalho foram perdidos com afastamentos e doenças em ambientes corporativos.
De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente do MPT/OIT, ocorre um acidente de trabalho a cada 48 segundos no Brasil, com uma vítima fatal a cada três dias. De janeiro de 2018 até o fim de março de 2019, foram registrados mais de 802 mil acidentes de trabalho, resultando em pelo menos 2.995 mortes.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a campanha que integra as ações do Abril Verde de 2019 com o alerta de que é preciso "gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho". A campanha conta com parceria da OIT, do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.