Calor de até 43°C pode provocar temporais em SC
Uma onda de calor intensa que afeta o Sul do Brasil traz temperaturas extremas para Santa Catarina, com destaque para o Oeste do estado. O fenômeno, causado por uma bolha de calor originada no Norte da Argentina, deve durar vários dias e potencializar a formação de tempestades severas, com ventos fortes e possibilidade de granizo.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o calor extremo, que pode atingir até 43°C na província de Missiones, no Norte da Argentina, já começa a influenciar o clima em Santa Catarina. O meteorologista Piter Scheuer destaca que, embora o calor mais intenso se concentre no Oeste e Extremo Oeste do estado, outras regiões também sentirão os efeitos dessa bolha de calor.
“As temperaturas podem chegar a 36°C no Oeste e Extremo Oeste, e o Litoral Sul e Grande Florianópolis também terão dias quentes, com picos de até 33°C”, explica Scheuer. Cidades como Itapiranga, Mondaí e Águas de Chapecó, no Extremo Oeste, podem registrar termômetros próximos aos 39°C nos próximos dias.
A onda de calor também traz riscos de tempestades severas até quarta-feira (5). Com o aumento da temperatura e da umidade, temporais isolados podem ocorrer no Centro e Leste de Santa Catarina, com maior intensidade na região Oeste, conforme o especialista. A partir de quinta-feira (6) e sexta-feira (7), a previsão é de que os temporais atinjam todas as regiões do estado, intensificados pelo avanço de uma frente fria sobre o oceano.
"A chegada dessa frente fria mantém a umidade no estado e provoca queda na pressão atmosférica, o que aumenta a intensidade das tempestades, principalmente nas áreas de planície do Oeste catarinense", alerta Piter Scheuer.
Os moradores de Santa Catarina devem se preparar para uma semana de altas temperaturas e temporais isolados, com mínimas superiores a 20°C. As tempestades podem ser mais intensas nas regiões do Oeste e Centro-Leste. Diante da imprevisibilidade dos eventos, é fundamental acompanhar as atualizações meteorológicas e as orientações da Defesa Civil para minimizar os riscos.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI