3ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Neste domingo, 8 de dezembro, a partir das 17h, o Grupo Mulheres do Brasil conclama a sociedade a se vestir de laranja ( a cor dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres) e a se unir na 3ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece em Florianópolis e em mais de 26 cidades espalhadas pelo país, e também com algumas ações no exterior.
Em Floripa, a caminhada sairá do Koxixos, na Av. Beiramar. Todas e todos estão convidados, é só chegar. Quem desejar, pode fazer a inscrição antecipadamente pelo link http://www.grupomulheresdobrasil.org.br/caminhada/, bem como consultar todas as cidades que estão participando desta grande mobilização. Ainda durante o evento, os participantes serão convidados a postar em suas redes sociais utilizando as hashtags #VamosCaminharJuntos, #EuMetoAColherSim e #ChegaDeFeminicio.
Segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, será uma grande mobilização que colocará nas ruas a voz de todas as pessoas, pedindo um basta aos índices vergonhosos da violência contra as mulheres. “Não podemos mais aceitar que o Brasil ocupe o 5º. lugar nesse triste ranking mundial do feminicídio, em que uma mulher é morta a cada duas horas e em que há um estupro a cada 11 minutos. Temos que mudar essa realidade urgente, é a união de todos e todas por uma causa global”, diz a executiva.
Para Izabel Mattos, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, é um momento de unir forças. “Já tivemos grandes avanços com a Lei Maria da Penha e as delegacias da mulher, mas ainda temos muito a fazer para garantir uma assistência adequada às vítimas de violência, lutando por legislações favoráveis a elas, detectando os casos e recuperando os agressores, por exemplo. Essa campanha de conscientização é uma grande ação, pois chama a atenção de toda a sociedade para um problema que diz respeito a todos nós”, diz Izabel.
De acordo com Annalisa Blando Dal Zotto, uma das lideranças do Grupo Mulheres do Brasil Florianópolis, a caminhada deverá reunir milhares de pessoas. “Essa grande mobilização ganhou agora caráter internacional com os nossos Núcleos no exterior. A violência contra as mulheres acontece em todo o mundo, não é um problema exclusivo do Brasil. Com camisetas laranjas, vamos ocupar as ruas em sintonia com as mulheres de todo o planeta que ainda vivem em situação de violência”, estima Annalisa.
A Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem o patrocínio do Magazine Luiza e apoio do Instituto Avon, Prefeitura de Florianópolis e FIESC.
Da Redação