00:00
21° | Nublado

Vinícola familiar brinda conquista de dois Ouros
Espumantes Brut Blanc de Blanc e Brut Rosé são reconhecidos no 13º Concurso do Espumante Brasileiro

Vinícola familiar brinda duas medalhas de ouro, conquistadas no 13º Concurso do Espumante Brasileiro Foto: Jeferson Soldi

Publicado em 12/10/2023

Para dois espumantes, duas Medalhas de Ouro. A boa notícia foi celebrada por toda a Família Cristofoli, que acaba de ter dois de seus espumantes reconhecidos pelo 13º Concurso do Espumante Brasileiro – o Cristofoli Espumante Brut Blanc de Blanc e o Cristofoli Espumante Brut Rosé. O mérito é do jovem enólogo Lorenzo Cristofoli (28) que, junto com a irmã Bruna (37) e a prima Letícia (26), toca a vinícola familiar. O trio de enólogos é conhecido pela ousadia e criatividade utilizadas no processo de elaboração dos rótulos e também na criação de experiências enoturísticas como é o caso do Edredom nos Parreirais e do Entardecer da Vindima, sucesso de público.

“Fazer parte do time de elite dos espumantes brasileiros é a melhor comemoração que poderíamos querer e a melhor entrega para nossos pais e clientes. Plantar, colher e transformar a uva em excelentes vinhos e espumantes é o que sabemos e amamos fazer. E receber Ouro no mais importante concurso do espumante brasileiro é uma alegria que não cabe no peito”, destaca Lorenzo.

Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o 13º Concurso do Espumante Brasileiro reuniu 505 amostras de 93 vinícolas de oito estados brasileiros, sendo que 172 foram premiadas numa degustação às cegas que seguiu normas internacionais da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

 

OS ESPUMANTES

Cristofoli Espumante Blanc de Blanc 2021

Do melhor vinho base Chardonnay nasce este Blanc de Blanc que permanece na cave por 12 meses de autólise (contato com a levedura). Complexo, elegante e muito persistente, este espumante é elaborado pelo método tradicional, sob a atenção do jovem enólogo Lorenzo Cristofoli. Feito com uvas Chardonnay, apresenta coloração amarelo dourado, perlage extremamente fino, centralizado, intenso e persistente. Seus aromas lembram brioche e fermento, combinados com sutis notas de fruta de polpa amarela e damasco. Agradável ao paladar, é cremoso e tem evolução positiva, marcado pela acidez equilibrada e retrogosto de fruta madura que confirma notas olfativas.

 

Cristofoli Espumante Brut Rosé

Elaborado pelo método tradicional, permanecendo por seis meses de autólise, este espumante se destaca por ser 100% Pinot Noir, que lhe confere aumento de estrutura e volume de boca, além de um bouquet delicado de notas florais e de frutas vermelhas. Sua coloração rosa salmão com tons de casca de cebola vem acompanhada de perlage vivo, fino e duradouro, evidenciando um espumante elegante e refrescante. No nariz, traz lembranças de morango e cereja, mesclados às delicadas notas florais, com sutis nuances lácteos. No paladar, apresenta uma acidez refrescante com ótimo volume de boca proveniente da Pinot Noir, além de um corpo leve e com boa persistência. Destaque no retrogosto, que marca perfeitamente os aromas de frutas vermelhas. Como dica de harmonização, entradas com frutos do mar.

 

Sobre a vinícola

Instalada na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, a Cristofoli Vinhos de Família tem em sua linha de frente a jovem Bruna Cristofoli (37), além do irmão Lorenzo (28) e da prima Letícia (26), todos enólogos. O trio divide funções na vinícola – gestão, elaboração e enoturismo -, conduzindo um sonho que iniciou com seus pais, os irmãos Loreno e Mário Cristofoli, que cuidam dos vinhedos, enquanto suas esposas Maria de Lourdes e Roseli completam o time, inspirando o menu do restaurante com receitas que aprenderam com suas mães e ‘nonas’. É uma vinícola onde tudo é conduzido pela família.

A vinícola tem rótulos de variedades emblemáticas e mais conhecidas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay, mas o grande diferencial está na preservação de uvas nativas italianas como a Sangiovese e a Moscato de Alexandria, que acompanham a trajetória da família desde a Itália, quando Angelo Cristofoli - bisavô dos três jovens vitivinicultores -, partiu para o Brasil há mais de 130 anos. Hoje, a produção é de apenas 50 mil garrafas de vinhos finos e espumantes ao ano (foto: Rodi Goulart).

Uma gigante no enoturismo, a Cristofoli possui inúmeras experiências para amantes dos vinhos. A mais disputada é o Edredom nos Parreirais, seguida pelo Entardecer de Vindima, mas as opções seguem com o Spuntino, a Degustação de Vinhos harmonizada com Queijos, além de outras degustações que contemplam as diferentes linhas e conceitos da vinícola. Isso sem contar no Restaurante Cristofoli Enogastronomia, localizado no meio do vinhedo e que oferece um menu com receitas da família.

 

SERVIÇO DA VINÍCOLA

Local: ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas – Faria Lemos - Bento Gonçalves (RS)

Horário de atendimento:

De segunda a sexta: das 8h às 18h

Sábados: das 9h30min às 18h

Feriados: das 9h30min às 17h

Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br

Da redação

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045