00:00
21° | Nublado

Verão 2024 será brindado com cervejas frutadas
Grandes cervejarias brasileiras apostam na tendência das notas frutadas; estação quente combina com criações originais

As frutas são muito versáteis e acabam trazendo contribuindo com características, sabores e aromas bem marcantes (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 30/11/2023

As cervejas especiais já são um mercado consolidado no Brasil, com diversas cervejarias artesanais e fãs dedicados. A criatividade para criar novos sabores trouxe um leque de possibilidades e rótulos que conquistaram o público, que vem aprimorando também seu paladar para aguardar novidades. Esse contexto abriu espaço para uma tendência que casa muito bem com o verão: as cervejas frutadas.

Para o mestre cervejeiro da Way Ber, Alessandro Oliveira, o Brasil tem uma variedade extensa de frutas e, também, um clima que favorece o consumo desse tipo de cerveja. “Normalmente, as frutas trazem refrescância, acidez, dulçor e cor para as cervejas, sem falar na memória sensorial da fruta, que em conjunto com a bebida pode ficar muito interessante. Outro fato que faz do uso de frutas em cervejas uma tendência é a busca por receitas inovadoras, que promovem fusões de receitas tradicionais com algum outro ingrediente especial que combine. As frutas são muito versáteis e acabam trazendo contribuindo com características, sabores e aromas bem marcantes”, destaca Oliveira.

As notas de maracujá, abacaxi, caju, acerola, entre outras frutas, deixam um toque refrescante e valorizam cervejas com sabores mais intensos e complexos. Nos últimos anos, cervejarias de peso tem aproveitado desse momento para criar rótulos diferenciados, com notas frutadas, seja pela adição das próprias frutas ou pelo uso de lúpulos com notas frutadas. Cervejas desse tipo conquistam desde os bebedores ocasionais até os mais exigentes, ainda mais nos dias quentes quando o toque refrescante é muito bem-vindo.

Personalidade

“Aos poucos, as cervejarias brasileiras estão descobrindo nossa vasta flora, tal como a cozinha descobriu há algumas décadas. O uso de frutas como graviola, seriguela e caju tem sido cada vez mais frequente, dando uma personalidade nacional para cervejas produzidas no Brasil. A acidez mais destacada nas cervejas frutadas, como as Sours, que envolvem diversos estilos, traz uma maior sensação de refrescância, tornando essas cervejas perfeitas para o clima quente do Brasil, fazendo com que elas caiam cada vez mais no gosto dos brasileiros”, destaca Pedro Bianchi, sommelier de cerveja e juiz do Beer Judge Certification Program (BJCP).

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045