00:00
21° | Nublado

Salada o ano inteiro
Opções com vegetais variados saciam a fome e trazem mais sabor à refeição

E possível lançar mão da criatividade e incorporar novos ingredientes à salada do dia a dia para deixá-la mais atrativa e nutritiva (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 13/04/2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidas pelo menos cinco porções de vegetais por dia. Para bater essa meta, incluir a salada no prato das duas principais refeições – almoço e jantar – acaba sendo obrigatório no ano todo. Além de saudável e nutritiva, a combinação de vegetais frescos traz mais sabor à rotina – e pratos mais coloridos. 

Essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças, como diabetes e hipertensão, as saladas permitem variadas combinações e podem incluir legumes, frutas, grãos e proteínas magras, aumentando ainda mais seu valor nutricional. “As verduras e legumes são fontes importantes de vitaminas e minerais, que regulam o bom funcionamento das nossas células; também são fonte de fibras que, além de regular a função intestinal, nos dão saciedade”,  destaca a nutricionista Jussiara Corsini, da Tasty Salad Shop.

O Brasil possui uma enorme variedade de frutas, legumes e verduras, que pode ser bem explorada à mesa. Apesar das diversas opções, muitas vezes não sabemos como combiná-las ou torná-las mais atrativas ao prato, principalmente nos dias mais frios – e aí quem já não gosta de salada acaba se afastando ainda mais dos verdinhos.

Por isso, é preciso lançar mão da criatividade e incorporar novos ingredientes à salada do dia a dia para deixá-la mais atrativa. Itens como pasta de abacate, manga, gorgonzola, nozes caramelizadas, queijo minas, farofa de amêndoas e molho de mostarda são algumas opções que contribuem ainda com o valor nutricional da preparação. “Quanto maior for a variedade de legumes, proteínas, grãos, maior a variedade de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes. Logo, contribuirá para o melhor funcionamento do nosso organismo. E quanto mais colorida for a salada, melhor ainda”, completa Jussiara. 

As diferentes combinações servem também como estímulo para quem está buscando criar o hábito de consumir salada no dia a dia, já que permite experimentar itens diversos e descobrir quais mais se adaptam ao paladar.

Saiba mais sobre alguns ingredientes presentes nas saladas

Abacate

É ótima fonte de gordura monoinsaturada, contribuindo para a manutenção dos níveis adequados de colesterol (bom) sanguíneo. É boa fonte de energia, auxilia na formação de ossos e dentes e alivia o cansaço mental.

Alface

É boa fonte de vitaminas A e do complexo B. Favorece o funcionamento intestinal, combate o estresse e a insônia.

Cenoura

É excelente fonte de vitamina A, além de ser rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo, cálcio, potássio e sódio. Contribui para o bom funcionamento da visão, da pele, das mucosas e dos cabelos. 

Tomate

Possui boa quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, fósforo, ferro, sódio,potássio, magnésio e cálcio. Auxilia a visão e fornece resistência aos vasos sanguíneos.


Fonte: Tasty Salad Shop

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br