00:00
21° | Nublado

Ostras de Floripa terão selo de Indicação Geográfica
Trabalho foi realizado em parceria com o Sebrae/SC e FEAQ

Reconhecimento é feito a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem (Foto: Gabriela Morateli dos Santos/ Imagem da Ilha) **Clique para ampliar

Publicado em 22/12/2023

O documento oficial de solicitação do selo registro de Indicação Geográfica (IG) Ostras de Floripa ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) será entregue no dia 12 de dezembro, pela Federação de Empresas de Aquicultura (FEAQ), com o apoio do Sebrae/SC e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O reconhecimento é fornecido a produtos que apresentam qualidade única e características do seu local de origem, agregando valor, vendendo mais, atraindo turistas e aumentando as exportações. 

A criação do documento foi possível a partir da união de diversas instituições, cada uma com sua expertise, para apresentar um estudo completo, contemplando todas as áreas necessárias para prestar assistência ao requerimento.

A iniciativa envolve produtores dos municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis, inseridos nas baías Norte e Sul, cujo ambiente conta com as características que determinam as particularidades da região para a conquista do selo, principalmente o crescimento acelerado do molusco quando comparado a outras regiões do mundo. 

“É um momento muito importante para nós, porque garante reconhecimento nacional e internacional ao produto, fortalecendo toda a cadeia produtiva de Santa Catarina e incentivando os produtores locais. Com este requerimento, buscamos fortalecer o nome das Ostras de Floripa, o turismo e a gastronomia local e controlar a qualidade e origem do produto, reforçando a qualidade única da produção de Floripa, reconhecida pelo gosto acentuado, frescor e sabor intenso. A ostra é um dos principais elementos que formam uma Cesta de produtos e serviços de qualidade e origem da região, fundamentais para um turismo inovador, inclusivo e diversificado ”, afirma o gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Roberto Tavares.

Sabores da cozinha: Chuva de prêmios, por André Vasconcelos

Atualmente, a região da Grande Florianópolis é responsável por 90% do abastecimento do mercado de ostras no Brasil. As ostras são das espécies Crassostrea gigas e Crassostrea gasar, comercializadas vivas e desconchadas. 

Um levantamento realizado pelo Sebrae indicou que para 44,7% da população da região, as ostras são o principal produto da pesca ou da maricultura, e que a sua importância para o desenvolvimento na área econômica da região representa 84%.

Selos conquistados

“Hoje, nosso estado soma sete selos de IG, o dos Vinhos e Espumantes de Uva Goethe – dos Vales da Uva Goethe, a Banana da Região de Corupá, Queijo Artesanal Serrano – dos Campos de Cima da Serra, Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, os Vinhos de Altitude de Santa Catarina e a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense. O reconhecimento das Ostras de Floripa é mais um passo que promoverá efeitos multiplicadores, como novos negócios, novos produtos, pesquisa e extensão e desenvolvimento territorial. Além disso, promove uma gastronomia qualificada na região, com a realização de rotas gastronômicas, e eventos como a Fenaostra, fortalecendo a identidade do produto”, complementa Roberto Tavares. 

São parceiros da iniciativa o Sebrae/SC, UFSC, IFSC, AMASI, FEAQ, COOPEROSTRA; Prefeitura Municipal de Palhoça, São José, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Florianópolis, CIDASC, MAPA, SENAC, GT-Unesco Gastronomia, ABRASEL, AMASI (Associação dos Maricultores do Sul da Ilha) e FEAq (Federação de Empresas de Aquicultura), além da Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca, e a Secretaria Estadual de Agricultura.

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045