00:00
21° | Nublado

O que o corpo pede nesta estação?

Salada no pote: opção nutritiva e refrescante para os dias quentes (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 12/01/2023

Calor constante, temperaturas elevadas e sensação de abafamento são as principais características do verão 2022/2023. Entre os atrativos turísticos mais procurados estão piscinas, cachoeiras, campings, trilhas ecológicas, praias e destinos com belezas naturais exuberantes. Contudo, esse período de descontração e férias requer cuidados redobrados com a hidratação, alimentação adequada e proteção para exposição ao sol prolongada.

“Ingestão regular de água, sucos naturais com as frutas da estação e saladas variadas com o incremento de sementes, oleaginosas e proteínas magras auxiliam na reposição dos sais mineras perdidos pelo organismo devido às altas temperaturas”, orienta a nutricionista Letícia Tizziani. Esse calor constante, segundo a profissional, inibe o apetite e, consequentemente, faz com que as pessoas diminuam o consumo de alimentos que possuem nutrientes indispensáveis para uma vida saudável, por isso a recomendação é optar por comidas leves, de fácil digestão e ricas em água, ou seja, evitando frituras, excesso de carboidratos e de sódio.

A ingestão diária de água recomendada, conforme o recente estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, depende da idade, do clima – de onde a pessoa vive, do estilo de vida (considerando o gasto de energia) e do percentual de gordura corporal. “A indicação de consumo diário de dois litros de água é antiga porque pressupõe que todas as pessoas são iguais, por isso caso você queira seguir uma orientação utilize o cálculo de 35 ml por quilo do seu peso”, explica a nutricionista. Também é importante estar atento à coloração da urina e aos sinais de boca seca frequentemente, que indicam desidratação.  

Mais água

Para quem não gosta de beber água existem algumas maneiras práticas para deixar essa necessidade mais atrativa e saborosa. Letícia destaca o preparo de águas saborizadas que podem ser feitas com os ingredientes que mais agradam o paladar, a exemplo de morango com manjericão e limão siciliano, melancia com manjericão, limão com pepino e hortelã, laranja com menta ou ainda maçã, cravo e canela. Outra opção é apostar em sucos naturais e refrescantes, como de abacaxi com hortelã e gengibre, maracujá com kiwi que concentra vitaminas e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, goiaba com maçã e gengibre, cenoura com laranja, limonada siciliana, melancia com hortelã, mamão com laranja, manga com banana e morango com água de coco.

Temperatura corporal

A nutricionista reforça que as frutas, as verduras e os legumes ajudam a controlar a temperatura no organismo e são fontes de vitaminas, minerais e fibras. “Priorize o consumo das frutas da estação como abacaxi, ameixa, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, manga, mamão, maracujá, melancia, melão, nectarina, uva, pêra, pêssego, romã e tomate. Também são alimentos sazonais abóbora, abobrinha, acelga, alface, alho-poró, berinjela, beterraba, cebolinha, chuchu, coentro, couve, escarola, gengibre, milho verde, pepino, pimentão, repolho, rúcula e salsa”, explica.

Degustação de vinhos e azeites é atração em vinícola do RS

As folhas verdes podem ser consumidas à vontade porque possuem poucas calorias e auxiliam no funcionamento do aparelho digestivo. “No verão é indispensável o consumo da couve, que fortalece os ossos, contribui para o crescimento do cabelo e na perda de peso, e do espinafre, que previne doenças cardiovasculares, mantém a pele saudável e fortalece os músculos”, comenta Letícia. Para quem deseja incrementar sua salada, agregue no sabor ao inserir oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, girassol, chia e linhaça) que oferecem proteínas e gorduras, leguminosas (feijões, grão-de-bico e ervilha) que possuem proteína e carboidratos, além de proteínas como frango ou peixe grelhado.  

SALADA NO POTE

Para quem deseja praticidade e liberdade de poder consumir salada em qualquer lugar e momento do dia, uma boa opção é a salada no pote.

Ingredientes para a salada:

½ cenoura ralada

½ xícara de beterraba ralada

3 colheres de sopa de milho

½ xícara de batata-palha

6 tomates cereja

Folhas: alface roxa, alface americana e rúcula

Ingredientes para o molho:

1/3 de uma xícara de azeite de oliva

½ colher de sobremesa de orégano

1 pitada de sal

Pode acrescentar outros temperos de sua preferência como vinagre, limão, alho e chimichuri

Modo de preparo: Primeiro misture bem os ingredientes do molho e coloque-o no pote de sua preferência em que montará a salada, mas se preferir também pode armazenar em outro recipiente e apenas acrescentar no momento do consumo.

Em seguida, coloque a cenoura e, por cima, a beterraba. Depois, acrescente o tomate cereja, o milho e a batalha-palha. Por último, coloque as folhas. Na hora de comer, agite o pote ou acrescente o molho. Está pronto!

Dica extra: para a sua salada ganhar aporte proteico, acrescente grão de bico, feijão fradinho ou quinoa em grãos (todos cozidos). 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br