00:00
21° | Nublado

O encanto de novos ares, aromas e sabores

A colunista em um dos vinhedos da Borgonha Foto: Hermann Byron

Publicado em 12/04/2013

Acabei de chegar de viagem programada há algum tempo, mas que só agora consegui realizar, depois de organizar o trabalho e fugir por 15 dias.

O roteiro foi planejado para ser curtido e degustado minuto a minuto pelos vinhedos da França e, claro, dois dias em Paris.

O início foi em Berlim, para visitar o Leonardo, nosso filho que está lá há seis meses. Ah, que abraço gostoso, que dias deliciosos... Berlim é o máximo! Super cosmopolita, a gente respira cultura por todos os lados. A convivência do antigo (que resistiu à guerra) com o novo, o moderno, é realmente deslumbrante. A cidade estava coberta de neve, linda. Muita gente jovem na rua. Tudo de bom.

Depois, um final de semana super charmoso em Lausanne e Verbier (Suíça) com amigos, finalmente a França.
Nos despedimos de Leonardo no Aeroporto em Genebra e começamos, então, nosso roteiro enogastronômico, eu e meu marido.

Em Paris, pegamos o carro e partimos rumo à região de Champagne.

Primeira parada, Ay, ao lado de Epérnay (adorei!) e depois Reims. Visitamos maisons de Champagne, vinhedos e fizemos muitas degustações também.

De lá pegamos a direção da Alsácia, agora rumo aos vinhedos de Gewurztraminer e Riesling. Até chegar a Colmar, passamos por cidades medievais encantadoras, Riquewihr foi uma delas. Parece coisa de filme. Uma volta ao passado e muito, muito charme nos bares e restaurantes até mesmo estrelados pelo Michelin.

Em Colmar, dois dias deliciosos. O centro histórico também medieval é dividido por um canal, chamado de Pequena Veneza. Um entremeado de ruazinhas com lojas de moda, antiguidade, decoração, pâtisseries, boulangeries, charcuteries, chocolatieries, cafés, casas de chá e restaurantes charmosos e deliciosos. Além de igrejas e monumentos encantadores. Ah, faltou falar do foiegras. Tudo isto convida você a caminhar, caminhar e caminhar, descobrindo aos poucos as delícias e maravilhas da cidade.

De lá fomos ao encontro dos vinhedos da Côte d’Or, berço e excelência do Pinotnoir e Chardonnay e, finalmente, chegamos em Beaune, capital do vinho da Borgonha.
Beaune é elegante e chique. Até o mercado (feira) que tem todo o sábado no centro da cidade é puro charme.

Tudo é lindo e a gastronomia maravilhosa! Alguns restaurantes estrelados brilham na cidade e nós não poderíamos deixá-los fora do roteiro.

Gastronomia fantástica, chocolates, pães e doces de suspirar, champanhes e vinhos para acalantar a alma e brindar a vida. Depois de tudo isto, rumo à Paris ainda passamos por Dijon e mais vinhedos e cidadezinhas medievais. Um presente para os olhos e para o espírito.

Assim foi a viagem com destino final em Paris para rever a cidade e fazer umas comprinhas nas lojas do Marais que são tradição em panelas e acessórios para a arte de cozinhar.

Nas próximas colunas vou falar de alguns lugares em particular. Restaurantes estrelados, chocolates, foiegras, vinhos, champanhe, pâtisseries e boulangeries, lindas famosas e deliciosas!

Fico por aqui e nos encontramos em maio com algumas histórias desse roteiro de viagem!

Um ótimo mês a todos!

Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+

Ver outros artigos escritos?