00:00
21° | Nublado

Achados de Floripa: Um Filé com história pra contar!
O Filé à Oswaldo Aranha começou no Rio de Janeiro, e muito tempo atrás!

Prato é servido em seu mais puro sabor e preparo carioca, em um ambiente que lembra o Rio Antigo, mas aqui na capital catarinense (Foto: Sérgio Vignes/ Imagem da Ilha) **Clique para ampliar

Publicado em 15/04/2023

Quando o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil e reunia gente importante de todo o país, lá pelos anos 1930, é bem provável que o advogado Oswaldo Aranha nem imaginasse que, um dia, seria lembrado além da sua grande contribuição política, e que se tornaria referência na gastronomia carioca. Nascido em Alegrete, cidade a 500 quilômetros da capital gaúcha, Aranha foi ministro da Fazenda no governo Getúlio Vargas, deputado, embaixador e diplomata... mas era também, como o mais nobre gaúcho, um grande admirador de carnes.

"O 'Senadinho' estava entre os lugares do Rio Antigo, na Lapa, que ele frequentava muito", comenta um estudioso do assunto, o professor de técnicas de cozinha do curso de gastronomia da Universidade Mackenzie, Maurício Lopes. Lá, no centrinho antigo carioca, o político costumava repetir o pedido de um prato de carne com tanta frequência que os garçons já solicitavam o preparo à cozinha assim que o importante freguês punha os pés à porta do restaurante.

Ao longo do tempo, algumas adaptações foram feitas, como a utilização do alho sobre a carne e, com isso, criaram um prato emblemático da cozinha carioca, que foi batizado em nome de seu gastrônomo. Hoje o Filé à Oswaldo Aranha quebrou as barreiras geográficas e é servido em todo o país. O prato é uma combinação harmoniosa entre um bife alto de filé-mignon com cobertura de lâminas de alho, acompanhado de arroz branco, fritas e farofa de ovos.

Em Florianópolis, o Filé à Oswaldo Aranha começou a ser servido em um local digno de sua origem geográfica, com a expertise e conhecimento de um empresário carioca. Quando, há 5 anos, Fernando Martins inaugurou o primeiro Botequim Guanabara, no Floripa Shopping, ele fez questão de ser fiel às suas raízes e à cidade onde nasceu. Portanto, todos os pratos presentes no menu do Botequim Guanabara tem em comum um "quê" de Rio de Janeiro. E o Filé à Oswaldo Aranha não poderia ser diferente. Que o diga o gaúcho Cristiano Ricci que, quando convidado para um almoço carioca no Botequim Guanabara, surpreendeu-se com o Filé à Osvaldo Aranha, e ficou até sem palavras, apenas sorrindo de felicidade após apreciar o sabor da carne.

Este foi nosso achado desta semana: o autêntico Filé à Oswaldo Aranha servido em seu mais puro sabor e preparo carioca, em um ambiente que lembra o Rio Antigo, pelas fotos expostas nas paredes, em plena Florianópolis do século XXI.

Onde encontrar:

Botequim Guanabara: no Floripa Shopping, Patio Milano e Shopping Itaguaçú

@botequimguanabara

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br

 


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, amante da boa comida e colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?