00:00
21° | Nublado

Nutri dá dicas para enfrentar as altas temperaturas em SC
Confira receitas de suco detox e como elaborar um kit hidratação

No caso dos sucos, não devem ser coados, para garantir maior aporte de fibras. “Você pode preparar várias receitas e congelar em garrafinhas descartáveis (FOTO:DIVULGAÇÃO)

Publicado em 18/01/2024

 Com a forte onda de calor em Santa Catarina, beirando entre 30 e 40 graus, e com sensações térmicas elevadíssimas, uma das preocupações é com a desidratação, que traz diversos prejuízos à saúde. Por isso, além da ingestão de muito líquido, é possível manter-se bem hidratado por meio da ingestão de alimentos leves, nutritivos e de fácil digestão.

De acordo com a nutricionista Jacqueline Pires, da Clínica Michelle Machado, para manter o corpo hidratado é muito importante a ingestão de água, chás e sucos. Os sucos detox (veja receitas abaixo) são ainda mais valiosos, pois possuem vitaminas que podem saciar e compensar a perda nutrientes com o suor, são ricos em fibras, melhoram o trânsito intestinal e ainda minimizam a retenção de líquidos no corpo.

Para manter a saúde em dia, a clínica elaborou um pack de fácil preparo e manuseio, com produtos acessíveis, que podem ser elaborados em casa mesmo e consumidos na praia, parques, trabalho e viagem. São receitas de sucos e espetinhos de frutas, legumes e queijos.

As frutas como melancia, abacaxi, laranja, morango, kiwi e melão são indicadas na composição do kit, já que possuem alto teor de água, fornecem energia, promovem saciedade e deixam o seu dia nutricionalmente completo. A nutri recomenda fazer espetinhos com morango, abacaxi, kiwi e uva. Prático, saboroso, colorido e um aliado na dieta e na hidratação corporal.

Outra dica é o espetinho caprese, feito com tomatinho cereja, queijo branco (pode ser o de cabra) e manjericão. O tomate é um fruto composto em sua maioria por água (100 gramas de tomate têm 94% de água e só 20 calorias). Adicione ao seu kit hidratação, água de coco, água mineral, chás gelados, frutas e sucos.

De acordo com Michelle Machado, a água é o componente mais indispensável para a perda de peso e para manter-se saudável. “Aqui na clínica comprovamos todos os dias que quanto mais água a pessoa ingere, mais ela emagrece e mais o organismo agradece. Precisamos beber 0,35ml de água por quilo, diariamente. Uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deve tomar cerca de 2,5 litros de água por dia”, ressalta. E atenção: o melhor é não ingerir bebida alcóolica, mas, se for beber, use a dica 2x1. Para cada copo de bebida com álcool, dois copos de água.

No caso dos sucos, não devem ser coados, para garantir maior aporte de fibras. “Você pode preparar várias receitas e congelar em garrafinhas descartáveis. Congelado, o suco dura até 3 meses sem gosto residual. Um dia antes do consumo pode retirar do congelador e colocar na geladeira para ir descongelando naturalmente. Aí é só chacoalhar e aproveitar”, destaca Michelle. “O ideal é ter um cooler ou uma bolsinha térmica para manter tudo geladinho quando for sair. Isso vai te hidratar e nutrir no verão e no carnaval que vem aí”, sugere.

Suco Verde de Maçã

1 xícara de água

1 maçã inteira (vermelha ou verde com casca)

1 colher de gengibre ralado ou em pó

1 folha de couve

1 limão espremido

1 colher de chá de chia

 

Abacaxi com Hortelã

1 xícara de água

Uma rodela de abacaxi

8 folhas de hortelã

1 folha de couve

1 colher de gengibre ralado ou em pó

1 colher de chá de linhaça

 

Super Suco Verde

 1 xícara de água

1 folha de couve

1 punhado de salsinha

4 folhas de hortelã

1 colher de gengibre ralado ou em pó

1 limão espremido

1 colher de chá de chia

 

Suco Vermelho

1 xícara de água

1 fatia de melancia

4 unidades de morangos

4 folhas de espinafre

2 folhas de hortelã

1 colher de chá de chia

Da redação

FONTE: Clínica Michelle Machado

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045