00:00
21° | Nublado

Cozinha criativa no Santa Mônica

O local é aconchegante e oferece uma gastronomia surpreendente (Fotos: HBN/Imagem da Ilha) **Clique para ampliar

Publicado em 23/03/2023

O nome é diferente e o local já surpreende na entrada. Localizado na bucólica Rua Joe Collaço 286, no bairro Santa Monica, em Florianópolis, o restaurante Lúdum é discreto na entrada, parecendo mais uma casa de bairro, o que realmente era. Externamente, pouco mudou.

Na porta de entrada, a escultura de uma mão é um convite para a entrada. Tocamos a campanhia, o que é algo inusitado para um restaurante. Chegou o garçom e nos convidou para entrar. Notamos algo diferente para um lounge de entrada. A música era muito agradável e o espaço aconchegante e relaxante. De acordo com o chef Mathee, a ideia é essa: surpreender.

Em outro espaço, o que antes era a garagem da casa tornou-se um lounge descolado e grafitado (foto da Home, acima).

seguimos conhecendo o local. No ambiente seguinte, parecia que estávamos na antessala de um museu, que comportava uma mesa para 6 pessoas rodeada de belas esculturas. 

Em junho de 2022, falei um pouco sobre o Lúdum na minha coluna de gastronomia. O convite para conhecer o local, naquela ocasião, veio do influenciador (Bernardo) Mustache, que havia sido convidado para conhecer. Porém, agora fomos eu, Hermann, e a influenciadora e colunista do Imagem da Ilha, Ceres Azevedo, conhecer o novo cardápio da casa. Mais uma vez fomos surpreendidos com um conceito diferenciado de drinques e uma surpreendente proposta gastronômica autoral, um "Achado de Floripa".

O chef Mathee, que tem passagens por restaurantes icônicos como o Mani, da chef Helena Rizzo, em São Paulo, decidiu vir morar em Floripa e se aventurou nessa difícil seara da gastronomia com produtos locais. Mas, desafio é desafio, e o Lúdum segue firme na sua conquista por espaço na cidade.  

Na chegada, pedimos dois drinques autorais. Eu pedi o Limoncello da horta com espumante artesanal de flores do sabuqueiro, que tem um perfil cítrico, frutado e herbal; e a Ceres pediu o Tapa na pantera: Gin Yyy Ar, infusão de romã, espuma de pitaya e gengibre, com limão siciliano. Tem um perfil cítrico, frutado e refrescante.

À medida que os drinques chegavam à mesa, fizemos nossos pedidos. Eu fui de menu degustação e a Ceres no peixe fresco laqueado. Para a sobremesa, um sorvete de pistache com doce de leite e chocolate, que optamos por compartilhar.  

"Uma cozinha criativa, que alimenta corpos famintos" é o que diz o cartão de visita. De fato, muito criativa e de uma delicadeza e sabores à toda prova. Mais pratos e drinques foram servidos e mais e mais suspiros e sorrisos apareciam. 

Confira as imagens dos pratos:

Menu degustação


Canolli de truta defumada



Croqueta de pato confitado

 


Releitura do camarão na moranga

 


Polvo perfeito com purê de batata doce, pétalas de cebola tostada e picado do Mathe

 


Copa Lombo com arroz de cogumelos

 

O pedido da Ceres:

Peixe fresco laqueado, purê de banana caramelizada, farofa de castanha e curry com leite de coco

Para conhecer mais detalhes desse achado, com essa fantástica experiência gastronômica, acesse: @ludumcozinha.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, amante da boa comida e colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?