00:00
21° | Nublado

Malbec fez fama na Argentina, mas se originou na França
Conheça curiosidades e rótulos incríveis sobre essa uva que ganhou até celebração, o Malbec Day, no próximo dia 17

As uvas Malbec dão origem a vinhos com aromas de frutas escuras como ameixa, mirtilo e cereja (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 13/04/2023

Uma das uvas mais famosas do mundo dos vinhos, a Malbec, ganhou um dia para ser celebrada: na próxima segunda-feira, 17 de abril. Malbec sempre remete a vinhos argentinos, afinal, foi por lá que ela encontrou um habitat ideal para mostrar toda sua força e personalidade em vinhos potentes, estruturados e quase sempre com longos períodos de passagem em barricas de madeira.

Mas essa uva tem sua origem na França, na região de Cahors, sudoeste do país. Na época, era conhecida como "Côt" e, através de um produtor de vinhos, foi levada para Bordeaux e lá foi batizada de Malbec. Não fez tanto sucesso por lá e no dia 17 de abril de 1853 chegou na América do Sul, pelas mãos do agrônomo Michel Pouget, e fez da Argentina o seu lar. E é na região de Mendoza que os vinhos expressam a Malbec na sua essência.

As uvas Malbec dão origem a vinhos com aromas de frutas escuras como ameixa, mirtilo e cereja, além de toques especiais de cravo e florais de violeta. Se os vinhos passarem por barricas de carvalho adicionam-se notas complementares de baunilha, café e chocolate.

“Uma sugestão para quem deseja explorar a casta Malbec é começar provando o vinho da linha Crios, da premiada enóloga Susana Balbo, que traz um rosé inusitado. Ela decide por colher a uva antes do tempo que faz os tintos para a elaboração desse vinho. O resultado? Um pouco mais de acidez. Nos aromas, frutos vermelhos frescos e o toque de violeta típico da casta que, juntos, formam um conjunto elegante, fino e um pouco mais potente”, diz o sommelier Gustavo Peroni.

Aves assadas com legumes, massa ao molho branco, camarões grelhados e outros frutos do mar são pratos que harmonizam com esse rótulo rosé.

Sempre há o que celebrar: As mil e uma faces do espumante

Para aproveitar ainda mais o Dia Internacional da Malbec, outras sugestões são o tinto da linha Crios, com os tradicionais aromas de frutos negros maduros, cereja em calda e as notas florais, escoltadas por nuances de cravo e chocolate amargo. “Esse vinho é um bom acompanhamento para um churrasco, carnes assadas, queijos semi duros e salgados”, sugere Peroni.

E para aqueles que já têm uma jornada declarada no mundo do vinho, e gostam de explorar o potencial de grandes exemplares, o Malbec da linha Signature é uma boa aposta e um vinho que também leva a assinatura da enóloga Susana Balbo.

Com longa maceração e passagem de 13 meses em barricas de carvalho francês, esbanja aromas de frutos negros maduros, ameixa cristalizada, geleia de mirtilo e tenras notas de tabaco, especiarias doces e café. É um par perfeito para um bife ancho ou costela feitos na churrasqueira.

A casta Malbec não para de fazer adeptos pelo mundo, e essa fama fez com que o Instituto "Wines of Malbec" dedicasse um dia só para ela, justamente o dia 17 de abril.

Fonte: Cantu Importadora

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br