00:00
21° | Nublado

Do rancho de pesca para a alta gastronomia
Chef se inspira na tradição dos pescadores e cria “Menu Temporada da Tainha”

Julia Achá buscou inspiração para a elaboração das receitas nos ranchos de pescadores locais (Fotos: Divlugação) **Clique para ampliar

Publicado em 09/06/2023

A temporada da pesca da tainha movimenta não apenas as praias de Florianópolis, mas também os restaurantes da cidade, onde a presença do peixe é praticamente obrigatória nos cardápios. A chef de cozinha Julia Achá, decidiu lançar para si mesma um desafio: tornar o peixe mais popular da cidade, na nova sensação da alta gastronomia do Positano Diamond Bar, no hotel IL Campanario Villaggio Resort, em Jurerê in_. Ela criou quatro pratos, que podem ser saboreados até o dia 31 de julho.

Manezinha quase raiz - veio morar em Florianópolis aos três anos, vinda de Campinas (SP) -, a chef foi buscar inspiração para a elaboração das receitas no melhor local possível: nos ranchos de pescadores, localizados nas praias de Jurerê e do Forte. Além de conhecer essa tradição da Ilha de perto, Julia ficou de olho, principalmente, no fogão. Afinal, durante as horas de espera, o que não faltam são pratos típicos preparados como há gerações. Muitos, é claro, à base de tainha. “Cada pessoa traz um ingrediente e a refeição vai nascendo ali mesmo, de forma colaborativa, com muitos temperos frescos, aromas e lembranças afetivas”, aponta.

Com a nova bagagem e histórias para lá de inspiradoras, a chef elaborou o Menu Temporada da Tainha (veja abaixo), com opções de pratos mais tradicionais, outros informais e também novas experiências. O grande destaque é o Linguini à la Bottarga, que leva massa fresca feita na casa, ao alho, óleo, raspas de limão e peperonccino; acompanhada de ovas de tainha curada e salgada. O diferencial do prato é que a cura da ova é feita no próprio restaurante, de maneira artesanal.


Prato Côza linda: tainha grelhada, purê de maracujá, molho de Luiz Alves e aroeira

 

Outra pedida deliciosa é o couvert, composto por sete itens, entre eles a pasta de tainha com cornichons. Foi criado para momentos mais despojados, de compartilhamento em grupo de amigos, perfeito para um happy hour. Já as tainhas na brasa e grelhada respeitam as formas de preparo mais tradicionais, porém, com acompanhamentos diferenciados, que surpreendem os paladares, como o risoto de limone e rúcula e o purê de maracujá. “Todos os pratos foram criados honrando e respeitando a raiz, a simplicidade, a essência, tudo isso que vi de perto nos ranchos. Mas trazendo a minha criatividade, deixando o ingrediente mais versátil. O resultado tem sido um sucesso, as pessoas estão adorando”, afirma a chef.


Julia com pescadores de Jurerê

Os pratos levam ainda outros ingredientes típicos de Santa Catarina como a farinha tupã aromatizada (de São João Batista), molho de cachaça (de Luiz Alves) e aroeira (pimenta rosa colhida no próprio hotel), butiá (fruto de palmeira nativa do Sul do Brasil) e queijo serrano (da Serra Catarinense). Uma forma de valorizar a produção local e proporcionar conhecimento aos turistas. E para acompanhar tantas delícias, o Sommelier da Global Wines (que atende o restaurante) Felipe Farias de Jesus, elaborou propostas de harmonizações com vinhos e espumantes para cada tipo de prato.

Para complementar a programação, os clientes do restaurante podem apreciar no hotel a exposição do artista plástico Alejandro D'Elia, que produz réplicas de barcos de pesca utilizados tradicionalmente na pesca da tainha.

Em outra ação voltada para essa cultura da cidade, é possível conhecer o visual colorido dos ranchos de pesca da tainha na praia de Jurerê, que, inspirados na cultura açoriana, embelezam ainda mais a paisagem e criam um novo atrativo turístico.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br