00:00
21° | Nublado

Direto do Campo está mais moderno e eficiente
Loja em área nobre da cidade ganhou nova roupagem que une estética e tecnologia

Dentre as novidades do espaço, estão a exposição de produtos em estandes e a reorganização da loja ao fundo, com a colocação da logomarca atual em neon e fundo cinza (Fotos: HBN/ Imagem da Ilha) **Clique para ampliar

Publicado em 07/07/2023

Um pouco de história 

Quando em 1994 o casal Elder e Regina Bessen acordava diariamente, ainda na madrugada, por volta das 04h30min, para preparar a saída da viagem da zona rural de Antônio Carlos a Florianópolis, não antevia o momento atual de sua empresa. Na época, a produção colhida era armazenada no dia anterior no caminhãozinho de frete.

O casal aproveitou uma oportunidade que o então prefeito de Florianópolis, Sérgio Grando (1993-1996), criou, através de um programa social que atendia a empreendedores rurais como e também à combalida classe média que se desesperava diariamente com uma inflação galopante chegando a 40% ao mês - ou três mil por cento ao ano. Os preços subiam sem parar – gasolina, alimentos, etc. Foi nesse fatídico momento econômico, que a equipe de Sérgio Grando propôs a criação do "Sacolão", que mais tarde viria a se chamar Direto do Campo.

Com espaço público disponibilizado pela Prefeitura da Capital em área nobre da cidade, agricultores como Elder e Regina poderiam comercializar seus produtos diretamente para os consumidores da cidade à um preço fixo, na época R$0,25/kg por qualquer produto produzido na área agrícola de Antônio Carlos.

Essa área era na Beira-Mar Norte, próxima de onde hoje está localizado o atual Direto Campo, mas praticamente sem nenhuma infraestrutura de apoio. O espaço era delimitado por caixotes de madeira, as balanças  eram analógicas com dois pratos: um para pesar, onde colocava-se os produtos, e outro com peso em Kg e fração.

O valor era calculado em máquina de calcular, e pago em dinheiro. Também não havia sacolas e cada cliente levava seu carrinho de feira. O projeto do Prefeito Grando na época trouxe um grande alívio financeiro aos florianopolitanos e, com isso, foi encampado por governos seguintes, que alteraram o nome de Sacolão para Direto do Campo.

Direto do Campo do século XXI

Com o passar do tempo e a evolução da dinâmica do conceito produtor-consumidor, o Direto do Campo da Beira-Mar Norte evoluiu. Após várias reformas e ajustes para melhor armazenar os produtos ofertados, a família de Elder e Regina ampliou os pontos de venda, mas o carro-chefe continua sendo o da Beira-Mar Norte.

Novos espaços foram criados para armazenar a variedade de produtos oferecidos no local 

E para dar sequência à essa evolução, a família se engajou de "corpo e alma" no negócio. A revolução tecnológica foi implantada pelo filho mais velho, Rafael. Ele, além de integrar a equipe do sistema contábil, passou a olhar as lojas buscando implantar um conceito mais moderno. Já a logística da frota de caminhões tem a assinatura do outro filho, Samuel, e o Elder Jr fica responsável pela gestão de preços dos produtos e o mercado.

 

O espaço dos caixas também recebeu mobiliário novo, integrado ao novo conceito da loja (foto: ImagemdaIlha)

Regina, a esposa, administra a loja do Saco dos Limões, e a nora Dyanine Weiss cuida do Instagram e do WhatsApp de tele-entrega que, durante a pandemia, foi o grande trunfo da marca, com as vendas crescendo mais de 10% neste período. Enfim, é a família Besen administrando um mega negócio que começou com produtos sendo vendidos a R$0,25 o kg!

E com mais e mais modernidades e tecnologias chegando no segmento supermercadista, a família Besen foi ainda mais além e trouxe uma roupagem nova para a loja da Beira-Mar Norte. Novos equipamentos foram instalados, e hoje pode-se dizer que o Direto do Campo da Beira-Mar já é uma loja fashion, moderna. A nova arrumação da loja organizou ainda mais o self-service, que já havia sido implantado há 2 anos, em um corredor único com atendente exclusivo. 

 

O self-service, também com novo mobiliário, foi ampliado (foto: ImagemdaIlha)

Uma nova exposição de produtos em estandes e a reorganização da loja ao fundo, com a colocação da logomarca atual em neon e fundo cinza trouxe uma referência mais harmônica ao espaço. Também, nessa nova área mais ao fundo da loja, banheiros foram reformados para atendimento ao público. 

A cor preta para refrigeradores trouxe um ar mais sofisticado e elegante para a loja.

Agora, após essa longa história de evolução constante, encontramos o Direto do Campo da Beira-Mar Norte mais novo e mais elegante, com produtos do Brasil e do exterior disponibilizados para compra simples e rápida, com um ótimo custo-benefício. Segundo Elder, a tendência é padronizar as lojas. Ainda mais agora que um novo ponto está a caminho: "o Direto do Campo de Coqueiros deve ser inaugurado em outubro", comenta ele.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI